Solução simples e prática para deixar qualquer canto mais prático e jeitoso

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 7 de janeiro de 2016 às 18:18
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:34
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Nichos são ótimas alternativas para
organizar e, de quebra, decorar
qualquer ambiente da residência

A arquitetura contemporânea vem fazendo cada vez mais jus a seus status de arte, uma vez que, com criatividade e estilo, muitos objetos têm sido criados para proporcionar soluções inovadoras para os ambientes. Esse é o caso dos nichos, tendência adotada por nove em cada 10 profissionais de arquitetura e decoração. “Os nichos foram criados com uma dupla finalidade: por um lado, pretendem substituir as estantes de modo criativo; e também, gerar um melhor aproveitamento do espaço dos ambientes de escritórios ou residências – uma vez que o mercado imobiliário atual prioriza unidades habitacionais com metragem reduzida”, explica a designer de interiores Rosângela de Lima Cintra.

Eles podem ser usados em qualquer ambiente da casa, mas ela diz ser preciso ter cuidado de não exagerar nas composições. “Os nichos são elementos de um projeto global e precisam harmonizar com a proposta toda. Eles têm de fazer sentido na composição, no equilíbrio da distribuição dos elementos do projeto”, diz.

Os nichos se mostram perfeitas opções para organizar os ambientes e dar charme à decoração

Os nichos podem ser fabricados em madeira, MDF, laca, fórmica ou drywall. Para quem deseja economizar, o gesso é uma opção de instalação rápida – embora não seja resistente. Podem ser usados em quartos, salas, lojas e banheiros. Com formato de casulo, são tão versáteis que podem servir como uma espécie de “jogo de montar” da decoração. Tanto podem ser dispostos como uma estante tradicional, quanto podem ser inseridos entre uma gaveta e uma prateleira. “Os nichos podem ser vazados ou fechados com tampos. Estes podem ser utilizados de modo alternado para uma organização ainda mais diferenciada de um quarto ou de um escritório. Em outras palavras, os nichos fechados servirão para conter documentos importantes que não podem ficar expostos e os nichos abertos poderão conter bibelôs, obras artísticas e demais objetos que compõem a decoração do local”, orienta.

O efeito que criam

Segundo Rosângela, quando os nichos fazem às vezes de prateleiras podem oferecer uma vantagem extra: o disfarce de pequenas imperfeições de paredes ou da própria planta, como um projeto que deixe uma viga aparente, ou mesmo em alguma área pequena e que não comporte móveis. Os quartos de criança, por si só, já apresentam um ar divertido, e podem contar com nichos diferenciados com abuso de cores, texturas e formatos – retângulo, triângulo, círculo. “Vale deixar a criatividade guiar nesse tipo de projeto”, diz.

A designer de interiores diz que nichos são postos em quartos para ajudar a guardar e organizar os objetos, servindo como prateleira ou até mesmo de um armário. Em uma sala de estar – ou de reuniões –, por exemplo, o nicho pode ajudar a dar destaque a um objeto decorativo importante que faça parte do acervo do dono do local. Em banheiros imprimem estilo, mas tendem a ser muito funcionais, guardando itens de higiene pessoal, toalhas, roupões e outros. Além disso, deve-se ter atenção redobrada em relação ao acabamento de nichos inseridos em banheiros: devem ser feitos com mármore ou pastilhas. “Caso seja o desejo do usuário, nichos também podem comportar itens decorativos, mesmo em banheiros”, comenta.