Refis é estudado pela Prefeitura como forma de levantar mais recursos

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 9 de março de 2018 às 00:20
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:36
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Dívida Ativa é de R$ 210 milhões e secretaria pode abrir mão de multas para receber

​A Prefeitura de Franca estuda formas de incrementar a sua receita para melhorar a situação financeira delicada que se encontra hoje. O primeiro ano de mandato do prefeito Gilson de Souza foi catastrófico no aspecto das Finanças e foi registrado um importante deficit.

Uma das formas que vêm sendo analisadas pela Prefeitura é o refinanciamento os valores da dívida ativa – o Refis. No total, a população deve para o município R$ 210 milhões, o equivalente há quase um terço do orçamento, a maior parte em IPTU e ISS.

Segundo a secretaria de Finanças, Tânia Bertolino, o refinanciamento prevê o parcelamento do valor principal da dívida com os juros legais, mas também o perdão de multas, o que deixará o valor relativamente menor na hora da negociação.

Mais impostos

Outras medidas que vêm sendo analisadas pela equipe de Gilson de Souza poderão pesar diretamente no bolso dos francanos. Uma das frentes pode ser a criação de um novo imposto cobrado sobre a iluminação pública. Mas a forte rejeição da população e da maioria dos vereadores deve barrar a ideia.

Outra possibilidade também impopular é a revisão da planta genérica do valor venal, pelo qual poderá ser elevado também o IPTU em Franca. Os subordinados do prefeito analisam parâmetro entre o aumento na arrecadação e desgaste político antes de qualquer decisão.

 


+ Política