Lojas de Franca superam a indústria e fecham outubro com 198 novos postos

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 23 de novembro de 2017 às 11:21
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:27
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Apesar do resultado, fábricas de calçados ainda mantêm a cidade em 2° no ranking estadual em contratações

O comércio roubou a cena da indústria e se destacou como o setor que mais gerou empregos em Franca no mês de outubro: 198 postos de trabalho foram abertos, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

As fábricas de calçados, no entanto, ainda são as principais responsáveis pela colocação de Franca no segundo lugar do ranking dos municípios que mais empregaram no estado de São Paulo em 2017. Entre janeiro e outubro, o saldo do setor é de 4.506 empregos ativos.

A expectativa do setor é que as contratações temporárias para o final do ano tenham reflexo positivo desde esse mês de novembro, chagando a um incremento nas vendas 5% superior ao mesmo período do ano passado.

A previsão é que o 13º salário, cuja primeira parcela começou a ser paga nesta semana, deve injetar R$ 132 milhões na economia do município, aquecendo as vendas de presentes e produtos natalinos.

Mas, o 13º também deve impulsionar o setor de serviços, o segundo que mais contratou desde janeiro, com geração de 1.121 vagas. Em relação ao mesmo período do ano passado, porém, o cenário é de redução de 31% – até outubro de 2016 haviam sido 1.632 contratações.

Assim como ocorre em Ribeirão Preto (SP), apesar de a construção civil ter registrado saldo negativo de 23 vagas em outubro, o índice aponta para a recuperação do setor. No mesmo mês do ano passado, o saldo foi de 44 demissões. Em 2015, foram 60 postos de trabalho encerrados.


+ Economia