Sustentabilidade é foco do Foro Latinoamericano de Calçados, na Guatemala

  • Roberto Pascoal
  • Publicado em 13 de agosto de 2022 às 18:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O Origem Sustentável traduz o que a cadeia produtiva do calçado já faz em termos de sustentabilidade

O Origem Sustentável traduz o que a cadeia produtiva do calçado já faz em termos de sustentabilidade

A Associação Brasleira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) foi convidada para participar da 24ª edição do Foro Latinoamericano de Calzado, realizado nos dias 8 e 9 de agosto, na Cidade da Guatemala/Guatemala.

Na oportunidade, os presidentes do Conselho e executivo, e o gestor de Projetos da entidade, Caetano Bianco Neto, Haroldo Ferreira e Cristian Schlindwein, respectivamente, falaram sobre o desempenho do setor calçadista brasileiro e a sustentabilidade da cadeia produtiva.

No primeiro dia do evento, Schlindwein realizou uma apresentação de cases de sustentabilidade da indústria calçadista brasileira, fazendo referência à única certificação de ESG da cadeia produtiva do calçado no mundo, o Origem Sustentável.

“O Origem Sustentável traduz o que a cadeia produtiva do calçado já faz em termos de sustentabilidade e instiga para que cada vez mais empresas se engajem nesse movimento por um futuro melhor”, destacou, ressaltando que, além da dimensão ambiental, o programa certifica empresas que atuam em consonância com os direitos humanos.

No segundo dia do Foro, Ferreira apresentou o desempenho da indústria calçadista brasileira, que se coloca como uma alternativa aos calçados asiáticos, que ficaram mais caros em função do aumento dos custos com frete internacional.

“A proximidade geográfica e a excelência da indústria calçadista brasileira, a maior do Ocidente, nos coloca como um importante player internacional do setor”, destacou o executivo, ressaltando que, entre janeiro e julho, as exportações brasileiras somaram 86,87 milhões de pares, que geraram US$ 763,4 milhões, incremento tanto em volume (+31,8%) quanto em receita (64,8%) em relação ao mesmo período do ano passado.

Internacionalização

No dia 9, Schlindwein ainda realizou, na feira Expo Calzado –, que ocorre no mesmo local do Foro – uma apresentação do case de internacionalização da indústria calçadista brasileira, que exportou mais de 120 milhões de pares no ano passado e está presente em mais de 170 países.

Foro

O 24º Foro Latinoamericano de Calzado foi uma organização da Grecalza (associação de calçadistas da Guatemala), entidade que faz parte da Agrupación de Cámaras de Calzado de América Latina (Accal), juntamente com as associações e câmaras de calçados de 12 países – Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guatemala, México, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela, El Salvador e Nicarágua – com o objetivo de compartilhar experiências e discutir os desafios do setor calçadista na América Latina.


+ Economia