Obesidade: medicamento em teste reduz 22% do peso corporal de pacientes

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 5 de maio de 2022 às 09:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Segundo a farmacêutica, o medicamento resultou na perda de peso de até 24 kg em 72 semanas de tratamento

Emagrecimento

Medicamento em teste conseguiu reduzir uma média de 24kg em 72 semanas

 

A farmacêutica americana Eli Lilly anunciou na semana passada que seu medicamento em testes para pacientes com obesidade mostrou uma eficácia de 22% de redução do peso corporal.

O estudo de fase 3 recrutou mais de 2.500 participantes e avaliou a eficácia e a segurança do tirzepatide em adultos com obesidade ou sobrepeso com pelo menos uma comorbidade, que não tinham diabetes.

Segundo a farmacêutica, o medicamento resultou na perda de peso de até 24 kg em 72 semanas de tratamento dessas pessoas, alcançando uma perda de peso superior quando comparada com aqueles participantes que tomaram placebo (substâncias inertes, sem efeito).

Além de tomarem a medicação (ou o placebo), todos os participantes do estudo seguiram uma dieta hipocalórica e um cronograma de atividade física que foi acompanhado pelos pesquisadores.

A companhia americana ainda não publicou os resultados da pesquisa em nenhuma revista científica especializada.

O que se sabe é que o medicamento atua ativando os receptores do corpo para hormônios naturais do nosso sistema que regulam a glicose, diminuem a ingestão de alimentos e aumentam a sensação de gasto de energia.

“O tirzepatide proporcionou reduções impressionantes de peso corporal no SURMOUNT-1 [o estudo clínico], o que pode representar um importante passo para ajudar a parceria entre paciente e médicos no tratamento dessa doença complexa”, disse Louis J. Aronne, especialista em obesidade da Weill Cornell Medicine, que trabalhou com a Eli Lilly como principal pesquisador do estudo.

Ainda de acordo com a farmacêutica, os eventos adversos mais relatados durante o tratamento com medicamento foram relacionados ao trato gastrointestinal e geralmente de gravidade leve a moderada e ocorreram durante o período de aumento da dose do tirzepatide.

*Informações G1

 


+ Ciência