Crescem as ofertas de emprego que asseguram flexibilidade, diz pesquisa LinkedIn

  • Robson Leite
  • Publicado em 7 de fevereiro de 2022 às 18:30
  • Modificado em 7 de fevereiro de 2022 às 18:35
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O LinkedIn verificou que houve um aumento de 73% nas publicações de empresas falando sobre bem-estar e flexibilidade

Passar horas no transporte para chegar até o trabalho? Gastar outro tanto para voltar para casa? Ficar preso o dia inteiro no escritório? Não é dessa forma que os funcionários querem trabalhar mais.

Quase 50% dos colaboradores desejam que as empresas construam uma cultura que priorize a flexibilidade, segundo o estudo Tendências Globais de Talentos 2022 do LinkedIn.

As outras políticas que os profissionais mais valorizam nas companhias são: oportunidades de desenvolvimento profissional (59%), saúde mental e bem-estar (42%), treinamento de gestores para liderança de equipes remotas e híbridas (35%) e diversidade e inclusão (26%).

“A nova geração de trabalhadores não aceita mais moldes engessados e as empresas já reconhecem que manter os funcionários dentro do escritório 8h por dia não é vantajoso, nem produtivo”, diz Milton Beck, Diretor Geral do LinkedIn para América Latina.

Segundo ele, a ascensão dos Millennials e da Geração Z na força de trabalho, aliada às mudanças provocadas pela pandemia e a aceleração da automação, são os grandes precursores da redefinição das culturas das companhias.

Flexibilidade

A pesquisa mostra que funcionários que trabalham em empresas que oferecem flexibilidade de horário e local de seus trabalhos têm quase 2,5x mais probabilidade de se sentirem satisfeitos e cerca de 2x mais chances de recomendar a empresa para outras pessoas.

Um sinal de que as empresas estão atentas a isso é que a oferta de vagas que mencionam flexibilidade no LinkedIn subiu 83% desde 2019. “Esses dados deixam mais do que evidente que as pessoas estão engajadas no assunto e que, cada vez mais, passam a cobrar as companhias por ações neste sentido”, afirma Beck.

Bem-estar

O LinkedIn verificou que houve um aumento de 73% nas publicações de empresas falando sobre bem-estar e um crescimento de 147% no compartilhamento de anúncios de vagas que mencionam o termo.

“Aqui no LinkedIn, por exemplo, implementamos algumas iniciativas como uma semana de folga para todos os funcionários do mundo, além de diversas atividades que buscam aliviar o esgotamento, a ansiedade e a desconexão, como dias sem reunião e sextas-feiras mais curtas”, conta Beck.

Segundo ele, “uma empresa da área de exercícios físicos anunciou recentemente o uso de um aplicativo para que os times bloqueiem tempo em seus calendários para cuidar de assuntos pessoais”.


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