CHATEAUNEUF DU PAPE…

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 13 de julho de 2017 às 15:21
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 13:54
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Um vinho que leva o nome do Papa e que pode ser produzido com 13 variedades de uvas

O vinho mais conhecido do Vale do Rhône, deve o seu nome a uma residência de verão do Papa. Onde em 1309 o Papa Clemente V  transferiu o Papado de Roma para Avignon por 67 anos.

Provavelmente este acontecimento influenciou a incrementou a produção de vinhos na região, levando uvas que provavelmente não eram locais e especializando as produções.

E sim, são permitidas usar 13 tipos de uvas, o que confere a este vinho uma grande variação de sabores, deixando que o produtor imprima a sua característica. O Château de Beaucastel é um dos poucos que cultivam todas as cepas.

Muitos vinhedos são cobertos por estas pedras… que retêm o calor ajudando no amadurecimento e melhorando o sabor.

Estas 13 cepas são: Grenache, Syrah, Mourvèdre, Cinsaut, Counoise,Vaccarèse, Terret Noir, Muscadin, Bourboulenc, Clairette, Roussanne, Picardan e Picpoul. Apesar de tão vastas possibilidades, a Grenache reina com 75 % da produção. O recente aumento do uso das uvas Syrah e Mourvèdre, atribuíram ao vinho mais estrutura e complexidade.

Só esta informação, já me deixa muito curiosa para degustar vários destes vinhos… você já imaginou fazer uma bebida com 13 ingredientes que se parecem, afinal são uvas, mas cada um com uma característica diferente? Realmente estes franceses são muito especiais no que fazem.

Cada região produz vinhos diferentes e cada região ainda é dividida em sub regiões que imprime a característica a cada vinho. São anos de estudos e cultura para entender cada detalhe desde o solo, a radiação solar, os ventos , as estações do ano e cada tipo de uva.

Os melhores Châteauneuf são de médio corpo, com bouquet de muita fruta vermelha e taninos finos, finalizando com um frescor mineral, e ainda tem boa capacidade de envelhecimento.

Desde 1937 o símbolo acima está nas garrafas de Châteauneuf. Trata se da tiara papal e as chaves cruzadas, que representam as chaves do reino do céu concedida a Pedro, o primeiro Papa, por Jesus.

O Mundo do Vinho é realmente interessante… cada detalhe da história muda toda uma região e faz a produção de vinho ter um grande ícone .

Vamos conhecer mais destas histórias e saborear mais vinhos, conhecendo a característica de cada lugar ?  Chame os amigos, ou aquela pessoa especial… a hora é esta.


+ zero