Azeitona é gostosa e faz bem; mas é preciso saber do risco que ela oferece à saúde

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 10 de abril de 2024 às 06:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Alimento tem ação antioxidante mas teor de sódio é elevado demais

O mundo poderia ser dividido em dois grupos: um com as pessoas que não suportam a azeitona e outro com aquelas que amam o ingrediente. Então, no primeiro grupo as pizzas seriam preparadas sem azeitonas e no segundo, as fatias teriam bastante azeitona.

Brincadeiras à parte, a azeitona é o fruto da oliveira e já foi associada a uma série de benefícios para a nossa saúde.

Eles incluem: fornecer antioxidantes, auxiliar a diminuição da pressão arterial e o controle do colesterol, contribuir com a saúde do coração e do intestino e ajudar a prevenção da perda óssea.

Além disso, as azeitonas servem como fonte de nutrientes necessários para o nosso organismo funcionar corretamente como gorduras saudáveis, fibras, cobre, cálcio, ferro, magnésio, vitamina A e vitamina E.

A azeitona faz mal à saúde?

Mas será que mesmo oferecendo essas vantagens, não existem alguns casos em que podemos afirmar que a azeitona faz mal à saúde?

Bem, uma preocupação em relação às azeitonas é que elas apresentam uma quantidade elevada de sódio. Por exemplo, uma porção com 10 azeitonas verdes médias apresenta 529 mg de sódio enquanto 100 g de azeitonas verdes contêm 1556 mg do mineral.

Se estivermos falando a respeito das azeitonas pretas, uma porção com 10 unidades médias possui 352 mg de sódio enquanto 100 g do alimento carregam 880 mg do mineral.

Ainda que o nosso corpo humano precise de sódio para aspectos como o controle da pressão arterial e do volume do sangue e para o funcionamento adequado dos músculos, a ingestão de uma quantidade elevada do nutriente não é nada boa para o organismo.

Os adultos saudáveis não devem consumir mais do que 2,3 mil mg de sódio diariamente, indivíduos com pressão arterial alta não devem ingerir mais do que 1,5 mil mg do mineral e quem tem insuficiência cardíaca congestiva, cirrose do fígado e doença renal precisa consumir quantias muito menores do que essas.

Estudos

A Associação Americana do Coração recomenda que os adultos limitem a sua ingestão de sódio para 1,5 mil mg do nutriente por dia.

De acordo com a Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, o excesso de sódio na alimentação pode causar problemas como retenção de líquidos, pressão e endurecimento dos vasos sanguíneos, pressão arterial alta, ataque cardíaco, acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência cardíaca.

Assim, para aproveitar o sabor e os benefícios da azeitona sem encher o organismo de sódio, é importante controlar as porções consumidas e sempre checar o teor do mineral presente na marca escolhida, dando preferência ao produto que tiver menos sódio.

Além disso, aconselhamos evitar colocar mais sal quando as azeitonas forem utilizadas em uma salada e lembramos que lavar as azeitonas também pode ajudar a diminuir a quantidade de sódio do alimento.

Outra sugestão para minimizar o efeito do sódio das azeitonas é comprar a versão do produto que vem na conserva de azeite.

A recomendação da maioria dos nutricionistas é ingerir seis unidades de azeitonas por dia para ajudar aumentar a quantidade de nutrientes no organismo.

Reações alérgicas

Será que é possível afirmar que a azeitona faz mal por provocar alergias? As alergias à azeitona até existem, porém, são raras. Segundo o Authority Nutrition, pessoas sensíveis podem experimentar reações alérgicas na boca e na garganta depois de consumir as azeitonas.

Para quem preocupa-se com esse tipo de problema, recomendamos que ao comer as azeitonas pela primeira vez, a pessoa consuma uma porção moderada. E caso você sofra alguma reação alérgica depois de comer o alimento, procure imediatamente a ajuda do médico.


+ Bem-estar