Franca tem 70% das vagas de UTI ocupadas; Estado estuda ampliar leitos na cidade

  • Marcia Souza
  • Publicado em 10 de janeiro de 2022 às 13:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Vereador Bassi pede ampliação nas vagas à DRS para Covid de forma antecipada para evitar colapso na rede

Bassi

Vereador Bassi pede ampliação nas vagas para Covid à DRS de forma antecipada para evitar colapso na rede

O vereador Daniel Bassi se reuniu com o diretor da DRS (Diretoria Regional da Saúde) de Franca, Marcelo Mian, na manhã desta segunda-feira, para discutir a pandemia.

Na ocasião, Bassi apresentou ofício a Mian solicitando estudos para a abertura de mais leitos específicos para tratamento de Covid na cidade e até mesmo na região, pois a estruturação de municípios vizinhos se reflete diretamente em Franca.

“A gente tem que se mexer antes da coisa aumentar. A saúde de Franca e da região viveu um colapso na segunda onda da pandemia, com fila de espera para internação e isso não pode acontecer mais”, afirmou Bassi.

Segundo ele, a atual variante, a Ômicron, tem sido mais branda em relação à hospitalização de pacientes, mas o fluxo de pessoas procurando atendimento ambulatorial preocupa.

Isso se reflete na ocupação dos leitos de UTI na cidade, que já está em 70%. Bassi afirmou quer não dá para esperar a coisa chegar no nível do anos passado.

“Ainda é um inimigo desconhecido. A gente vê que na saúde tudo tem efeito cascata, então, a estruturação tem que ser feita, no nosso entendimento, de forma ordenada e antecipada, porque senão, depois, vira correria”, disse o vereador.

Mudança nas regras

Bassi explicou que a regra para o pagamento de leitos, pelo Ministério da Saúde, modificou em relação ao ano passado, no pico da pandemia.

“Segundo me informou o Dr. Marcelo Mian, a contratação era feita por bloco e o Ministério pagava por aquele bloco. Agora, é por produtividade, ou seja, pela utilização dos leitos. Então, acredito que seja menos burocrático e mais ágil por essa nova regra”, disse o vereador francano.

Município

Bassi afirmou ainda que tem acompanhado o posicionamento do prefeito de Franca, Alexandre Ferreira, que converge com o que ele está afirmando.

“Vimos o Alexandre afirmar que está monitorando diariamente os casos confirmados, negativados, a média móvel. E enquanto vereador estamos nos mexendo também, assim como o Dr. Mian, da DRS, nos deu total atenção. É uma ampla movimentação no sentido de proteger a população”, concluiu Daniel Bassi.


+ Política