Passos recebe o 1º Festival Nacional de Teatro com 22 grupos de todo o país

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 14 de junho de 2017 às 13:19
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:13
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Programação ainda terá oficinas culturais, exposições e shows musicais, em atrações gratuitas

Admiradores das artes cênicas podem aproveitar a programação do 1º Festival Nacional de Teatro em Passos (MG). O evento começa nesta terça-feira (13) com apresentações de 22 grupos teatrais de todo o Brasil. A programação ainda terá oficinas culturais, exposições e shows musicais. Todas as atrações são gratuitas.

Abertura do festival acontece com a peça 'Os Gigantes da Montanha', do Grupo Galpão (Foto: Thiago Costoli)

As peças serão apresentadas em creches, escolas e em outros pontos da cidade, como na Estação Cultura, no Palácio da Cultura, Teatro Rotary, Casa da Cultura, no Coreto da Praça Matriz e Praça do Rosário.

Os grupos teatrais concorrem a 11 estatuetas nas categorias: Melhor Espetáculo, Melhor Direção, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Cenário, Melhor Maquiagem, Melhor Trilha Sonora, Melhor Figurino e Prêmio Especial do Júri.

Os vencedores receberão o troféu Silas Figueiredo, que traz a representação do ator Figueiredo como Dionísio, o deus do vinho, que também deu origem às primeiras representações de teatro, que eram feitas em homenagem a ele no passado. Silas Figueiredo nasceu em Boa Esperança (MG), em 1949, e mudou-se para Passos ainda jovem. Foi precursor no movimento de organizar a classe artística da cidade, e também organizou diversos festivais e mostras de teatro. Ele morreu em 2002.

A abertura oficinal do festival acontece nesta terça-feira às 19h com o grupo Galpão, encenando os “Gigantes da Montanha”, na Estação Cultura. O festival segue até o domingo (18).

Festival Nacional de Teatro tem apresentações de 22 grupos até domingo (18) em Passos


Oficinas

Ao todo, serão realizadas seis oficinas culturais no evento: O ator-criador no processo colaborativo, O ator e o teatro performativo, Desconstrução do ator e preparação para o personagem – iniciação teatral, Contação de histórias, Improvisação teatral com jogos diversos, e Oficina de lambe + Intervenção cultural.

As vagas são limitadas entre 20 a 40 participantes, dependendo da oficina. As inscrições podem ser feitas até sexta-feira (16), das 13h às 17h, pelo telefone (35) 3021-3606. 

Exposições

Os participantes do evento podem visitar duas exposições durante o festival. Na Casa Jorcelino, a exposição “A indumentária de Teatro – Do sagrado ao profano na arte popular” tem exposição de figurinos do diretor teatral Gabriel Villela. O diretor, figurinista e cenógrafo é conhecido por se basear em três pilares distintos: o imaginário do povo mineiro, as festas populares e o circo-teatro.

Já na Estação Cultura, o público pode conferir a exposição “Máscaras gregas: o amplificador das expressões”. As máscaras marcaram o início do teatro na Grécia Antiga e aparecem durante as festividades de Dionísio. A exposição terá reproduções em terracota de personagens conhecidos do teatro grego.

As duas estão abertas ao público todos os dias das 13h às 19h durante a programação do festival.


+ Cultura