Renomada escritora Flávia Muniz profere palestra nesta segunda, 05, em Franca

  • Entre linhas
  • Publicado em 4 de junho de 2017 às 22:40
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:13
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Natural de Franca, ela que conquistou projeção nacional, volta à cidade para falar sobre educação e literatura

A escritora francana Flávia Muniz está escalada para participar do Projeto Cultural Viagem Literária, que também acontece em Franca, nesta segunda-feira, 5 de junho. O projeto é uma realização da Secretaria Estadual de Cultura de São Paulo em parceria com as prefeituras dos municípios paulistas, envolvendo atividades literárias de incentivo à leitura.

Convidada pela Secretaria Estadual de Cultura, a escritora fará uma série de palestras por várias cidades, entre elas, Sales Oliveira, Mococa e Santa Cruz das Palmeiras. Em Franca, a palestra acontece nas dependências da Biblioteca Municipal, no Complexo Champagnat, a partir das 14h, com participação livre ao público.

Flávia acaba de lançar, pela Sesi Editora, seu primeiro livro para jovens adultos. Trata-se de uma fantasia sombria e fantástica chamada “O Manto Escarlate”, com muito suspense, baseada nos contos clássicos medievais.

Sobre a escritora

Com mais de 70 obras publicadas, entre literatura, entretenimento e apoio didático, algumas traduzidas para o espanhol, foi duas vezes indicada ao Prêmio Jabuti por obras infantis (Brincadeira de saci e O Tubo de cola), pela Câmara Brasileira do Livro, e recebeu o  Prêmio APCA, da Associação Paulista de Críticos de Arte, com o título juvenil Viajantes do Infinito.

Suas obras Rita, não grita! A caixa maluca e O Caso Pena Envenenada foram selecionadas pelo MEC/FNDE, em programas de incentivo à leitura, como o Salas de Leitura (FAE) e o PNBE e PNBE Especial. Já superou a marca de

Seus livros são adotados em escolas da rede particular, desde a Educação Infantil ao Ensino Fundamental. Com 29 anos de carreira literária e muitos sucessos acumulados, pretende dedicar-se mais assiduamente à pesquisa dos temas que a interessam.

Publicou seu primeiro livro em 1984Fantasma só faz buu!, pela Moderna, do Grupo Santillana. Dentre suas outras obras mais conhecidas figuram Fantasma só faz buuRita, não grita!, A caixa malucaUma sombra em ação e Os Noturnos,  novela vampiresca voltada ao público adolescente — uma das obras do gênero suspense-terror mais lidas pelos jovens nas bibliotecas públicas, segundo a revista Veja SP.

Criou o personagem Buu, o Fantasminha, e jogos para as marcas Toyster e Alemdalenda. Também atuou em teatro infantil amador no Teatro Itália/SP, com a peça A outra história de Chapeuzinho Vermelho. Criou roteiros para o Programa Bambalalão, da TV Cultura, e adaptou episódios da série Teca na TV, do Canal Futura, rede Globo, para coleção de livros interativos com atividades e DVD, projeto em parceira com a Editora FTD.

Nas Publicações Infantis da Editora Abril, criou e editou, por 13 anos, livros de Role Playing Game (RPG), toy-books, revistas de entretenimento infantis, produtos editoriais da Barbie, HQs DisneyHanna-Barbera, Looney Tunnes, Marvel Comics, DC Comics, entre outras, nacionais, como Turma da Xuxa, Trapalhões e Senninha.

Como autora, também adaptou a série de livros de suspense Goosebumps, de R. L. Stine, para o mercado brasileiro. Atuou na editora Moderna e na Editora FTD, editando livros de literatura, de apoio e didáticos.

Além de escrever, participa da criação de projetos editoriais, de atividades de fomento à leitura e na orientação pedagógica em escolas da rede particular de ensino, para alunos do infantil e do ensino fundamental.

Participa de feiras literárias, de palestras em escolas e de eventos que incentivam a leitura, promovidos pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.

Colabora em antologias, periódicos infantis, revistas de entretenimento, sites e ministra palestras para professores e jovens sobre a importância da leitura e do desenvolvimento da criatividade.

Para criar, Flávia pesquisa sobre lendas, temas de mistério, ficção e fantasia, entre outros que a interessam. Determinadas situações de convivência infantil, o espaço da escola, o mundo dos afetos e das relações familiares, assim como as interações próprias da adolescência, são alvo de sua pesquisa literária.

Bacharel em Pedagogia, com especialização em Orientação Educacional pela PUC de São Paulo, participa de cursos de extensão na área de comunicação, literatura e cinema.

É leitora incansável, assídua frequentadora de livrarias, bibliotecas e sebos; curte Role Playing Game (RPG), música, teatro infantil e adulto.


+ Cultura