​A corrupção nossa de cada dia

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 14 de outubro de 2016 às 10:42
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:59
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Desculpe-me por inserir você no texto do dia. Sim, porque quando coloco “nossa”, sinto em dizer, mas você, mesmo do alto da sua idoneidade e mãos limpas, também tem as mãos (ou a consciência) suja com algum ato corruptível. Desde parar em local proibido ou para deficientes por apenas 1 minutinho até o famoso “gato” para assistir TV paga. Bem-vindo, SER HUMANO.

Sim, essa contaminação, se não por ganância ou no levar vantagem ou ainda no “jeitinho brasileiro”, também pode acontecer por pressão: muitas vezes os honestos são ameaçados caso não concordem em fazer parte do esquema vigente em sua área.

“Com as mãos prontas para fazer o mal, o governante exige presentes, o juiz aceita suborno, os poderosos impõem o que querem; todos tramam em conjunto”.

O discurso com as aspas acima poderia ter saído da boca de qualquer um, de filósofos, intelectuais, juristas ou qualquer outra pessoa que ainda são baluartes da ética, da moral, da equidade, do bom siso.

A oratória acima foi do profeta Miquéias (7:3), denunciando a corrupção de Israel. Interessante frisar que o profeta fala sobre “Israel”, mas parece que o profeta está falando do Brasil, não é?

Quando Miqueias disse essas palavras, Israel estava atolada em uma corrupção generalizada. Faltava tudo. Não tinha segurança ou trabalho. O povo estava passando fome e não tinha justiça social.

Mas não pense você que só os governantes que eram corruptos. O povo também se comportava da mesma forma. Havia suborno, propina, legislação por causa própria. Aqueles que eram para defender os menos favorecidos viravam propositalmente as costas.

Estamos vivendo tempos difíceis. Não que eles tenham sido fáceis em algum tempo. Há uma degradação/crise moral, ética e econômica.

Mas que sejamos como Miquéias, que bradou: “Onde estão os piedosos desse País, sumirão todos? Onde estão os justos”? Miqueias 7:2 Esse foi um grito de socorro, pois ninguém praticava a justiça e todos estavam envolvidos, desde a família mais simples aos governantes e magistrados e juízes.

Que possamos praticar a justiça social para que os dias dos nossos filhos sejam mais brandos. E, por falar nisso, leia meu artigo: Receita para uma sociedade melhor: Justiça e Honestidade


+ zero