51 morcegos hematófagos são capturados no Parque Cyro Armando Catta Preta

  • Entre linhas
  • Publicado em 11 de outubro de 2016 às 14:56
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:59
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Eles são os principais responsáveis pela transmissão da raiva em mamíferos, inclusive em humanos

Cerca de 51 morcegos hematófagos (vampiro) foram capturados no Parque Cyro Armando Catta Preta (Gruta), no vizinho município de Orlândia, no último final de semana, pela Secretaria de Agricultura de São Paulo.  O trabalho foi feito sob a supervisão da Delegacia Regional de Agricultura de Orlândia.

Este animal é o responsável pela transmissão da raiva entre animais e humanos.

Por isso, na ocasião foi coletado sangue dos animais e aplicado uma pasta vampiricida nos morcegos, que foram soltos para que possam espalhar entre eles e conter sua reprodução. Um morcego com a pasta vampiricida encosta nos outros e mata de 15 a 20 animais da mesma espécie, segundo especialistas.

A área da gruta e fazendas vizinhas sofrem constantemente com os ataques em seus animais, principalmente gado, pelos morcegos hematófagos. As criações de gado são a principal fonte de alimentação dos morcegos hematófagos. A carne de animais infectados não pode ser consumida e eles podem morrer. Alguns sintomas podem denunciar se um animal picado por um morcego foi infectado.

Os primeiros sintomas são o andar cambaleante e o isolamento do grupo. Em seguida o animal começa a ter paralisias que começam pela parte posterior. Quando ele começa a salivar excessivamente e deita, o estado da doença já está avançado e ele pode morrer em pouco tempo.

A medida mais eficaz contra a raiva é a prevenção. Apesar da vacinação não ser obrigatória, o ideal é que o produtor vacine seu rebanho para evitar problemas.

Já quando uma pessoa é mordida por um hematófago, a orientação é que ela procure um posto de saúde o quanto antes para ser medicada. 


+ Cidades