Você sabe como garantir a produção de vitamina D ficando em casa durante a pandemia?

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 28 de junho de 2021 às 22:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Isolamento acaba fazendo com que as pessoas tenham menos contato com o sol, uma das principais fontes de Vitamina D

O isolamento social por conta da pandemia acaba fazendo com que as pessoas tenham menos contato com o sol

 

O distanciamento social é uma medida de segurança tomada para impedir a disseminação do coronavírus.

E, embora muito importante e essencial para ajudar no controle de transmissão do vírus, o isolamento acaba fazendo com que as pessoas tenham menos contato com o sol, uma das principais fontes de Vitamina D para o organismo.

Um estudo publicado por pesquisadores da Universidade de Chicago, apontou que os baixos níveis dessa vitamina no sangue podem acabar aumentando as chances da testagem positiva do vírus, pois ela é uma das responsáveis por manter a imunidade do organismo alta.

Cyntia Maureen, nutricionista, relata que quando aproveitado sem excesso, o sol proporciona bom funcionamento para o corpo.

“Ele é considerado a principal fonte de Vitamina D, pois seus raios são absorvidos pela pele estimulando a produção desta”, explica.

Descoberta há pouco como um hormônio, essa vitamina é indispensável, pois auxilia no controle dos níveis de cálcio e fósforo.

De acordo com Cyntia, “ela regula o metabolismo através da absorção de cálcio no intestino e apresenta benefícios para os rins. Também é importante no fortalecimento dos ossos e dentes”, descreve.

Além disso, modula o sistema imunológico, assim, sua ausência pode favorecer o surgimento de infecções. “Ele é capaz de reagir aos microrganismos nocivos que invadem o corpo”, complementa.

A nutricionista também explica que é possível localizar a vitamina D em alguns alimentos que podem nos ajudar a manter a saúde dos ossos.

“Essa substância está presente em alguns alimentos, entre eles, podemos destacar a variedade de cogumelos”, afirma.

Segundo Cyntia, esses alimentos são ótimos para serem incluídos nas dietas veganas e vegetarianas, pois são ricos em diversos nutrientes.

Contudo ela ressalta que eles não são uma fonte própria da vitamina, auxiliam apenas de forma complementar.

A especialista enfatiza que a melhor forma de repor a falta da vitamina D no organismo é a exposição a luz solar.

“Criar o hábito de tomar 15 minutos de sol diariamente, entre 10h e 14h de preferência, é uma ação que pode garantir muitos benefícios para o corpo”, orienta.

Em época de pandemia, para quem não mora em casas com jardins, o ideal é que a exposição seja feita através de janelas ou varandas abertas, sempre expondo regiões do corpo como braços e pernas.

Fique sempre atento as restrições individuais e, o ideal, é que essa curta exposição ao sol seja feita sem o protetor solar, favorecendo a entrada dos raios na pele para que efetue suas funções.

*Informações SportLife


+ Saúde