Você sabe a diferença entre menta e hortelã? Veja os benefícios de cada um

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 10 de fevereiro de 2024 às 21:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Já olhou as folhas de menta e de hortelã e ficou confuso para descobrir qual era cada uma delas? Não se preocupe: essa é uma dúvida muito comum

É muito comum confundir as folhas de menta com as do hortelã – foto Freepik

 

Já olhou as folhas de menta e de hortelã e ficou confuso para descobrir qual era cada uma delas? Não se preocupe: essa é uma dúvida muito comum, especialmente quando falamos de duas opções pertencentes à mesma família.

Para ajudar você a diferenciar cada uma delas, veja na sequência os diferenciais das duas, seja em termos de gosto e até mesmo aplicações culinárias.

Igual, mas diferente

A primeira coisa que você precisa saber é que ambas as plantas fazem parte do mesmo gênero. A que é popularmente chamada de menta é conhecida cientificamente como Mentha spicata, enquanto a hortelã é a Mentha piperita.

Entretanto, as semelhanças entre elas terminam no nome. Quando observamos cada uma, por exemplo, percebemos que a hortelã tem folhas crespas e mais largas, enquanto a menta conta com uma formatação lisa e mais comprida.

Já sobre o sabor, a menta tente a ser mais delicada e suave se comparada à hortelã. Por conta disso, a hortelã é encontrada mais facilmente no preparo de alguns pratos, especialmente os da cultura árabe.

Já a menta, por sua vez, é geralmente lembrada por dar gosto à pasta de dente e alguns doces.

Auxílio na saúde

Como várias outras folhas encontradas na natureza, tanto a hortelã quanto a menta contam com propriedades medicinais.

Seja no preparo de um chá ou utilizada como ingrediente em um prato, você certamente vai colher os benefícios das duas.

Sobre as ações da menta, podemos destacar que ela é:

– Analgésica;
– Anti-inflamatória;
– Antioxidante;
– Antiespasmódica;
– Carminativa;
– Antiemética;
– Antimicrobiana;
– Descongestionante e expectorante;
– Colerética.

Por sua vez, a hortelã tem características:

– Analgésica;
– Anti-inflamatória;
– Antioxidante;
– Antiespasmódica;
– Antimicrobiana.

Já na parte medicinal, ambas as plantas são muito usadas em várias culturas ao redor do mundo, graças às suas propriedades benéficas. Algumas das aplicações medicinais comuns incluem:

Digestão: tanto a hortelã quanto a menta são conhecidas por aliviar problemas digestivos, como indigestão e gases, através da estimulação do sistema digestivo e relaxamento dos músculos gastrointestinais;

Alívio respiratório: o óleo essencial de menta é notável por seu efeito descongestionante, sendo utilizado para aliviar sintomas de resfriados, gripes e problemas respiratórios;

Propriedades antimicrobianas: ambas as plantas possuem propriedades antimicrobianas, podendo ser usadas para tratar problemas bucais, como mau hálito e infecções na boca;

Propriedades calmantes: a hortelã, em particular, é conhecida por suas propriedades calmantes, sendo utilizada para aliviar dores de cabeça, enxaquecas e tensões musculares.

Ou seja: embora hortelã e menta compartilhem raízes botânicas semelhantes, é essencial reconhecer suas distinções e explorar como cada uma pode ser incorporada de maneira eficaz na culinária e na medicina.

*Informações Mega Curioso