Várias frutas do dia a dia podem fazer mal para cães e gatos: saiba quais evitar

  • Roberto Pascoal
  • Publicado em 14 de fevereiro de 2026 às 22:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Veterinários alertam que nem todos os alimentos saudáveis para humanos são seguros para os animais

Oferecer frutas como petisco natural para cães e gatos pode parecer uma boa ideia, mas é preciso cuidado. Nem todas as opções que fazem bem aos humanos são seguras para os animais. Algumas podem causar problemas digestivos e até intoxicações graves.

De acordo com médicos veterinários, frutas como uva e uva-passa estão entre as mais perigosas. Mesmo em pequenas quantidades, podem provocar insuficiência renal aguda em cães e gatos. O abacate também deve ser evitado, já que contém uma substância chamada persina, tóxica para os pets.

Outra fruta que entra na lista de risco é a carambola, que pode afetar os rins dos animais, além da cereja, cuja semente contém compostos que liberam cianeto. Já as frutas cítricas, como limão e laranja, embora não sejam altamente tóxicas, podem causar vômito, diarreia e irritação no estômago.

É importante lembrar também que a semente da maçã e da pera contém pequenas doses de cianeto, sendo recomendável oferecer apenas a polpa, sem sementes ou cabinho.

Entre as frutas seguras, que podem ser oferecidas em pequenas quantidades e sempre como complemento à dieta, estão banana, melancia (sem sementes), maçã (sem caroço), mamão e morango.

Especialistas reforçam que, em caso de ingestão acidental de frutas proibidas, o tutor deve procurar atendimento veterinário imediatamente.

A orientação principal é simples: antes de incluir qualquer alimento diferente na rotina do seu pet, consulte um profissional. Afinal, o que é saudável para você pode não ser para o seu melhor amigo de quatro patas.


+ Cotidiano