Unicamp cria exame de sangue que dá resultado em 5 segundos usando IA

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 23 de março de 2024 às 12:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Técnica, que pode ser alternativa a aparelho de R$ 50 mil, deve facilitar a realização de exames em áreas remotas e reduzir custos

Exame usa smartphone, microscópio e computador – foto Freepik

 

Uma pesquisa de doutorado realizada na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) desenvolveu uma metodologia que usa inteligência artificial para facilitar a realização de exames de sangue em áreas remotas, além de reduzir os custos com a compra de equipamentos laboratoriais em municípios de baixa arrecadação.

O hemograma digital, criado pela biomédica Ana Carolina Borges Monteiro, permite a análise de hemácias, plaquetas e leucócitos, células sanguíneas que possibilitam avaliar a saúde, em apenas cinco segundos com um aparato simples.

No lugar de um aparelho que chega a R$ 50 mil, basta usar smartphone, microscópio e computador.

A metodologia criada por Ana Carolina usa duas tecnologias diferentes: o processamento de imagens e a inteligência artificial.

Primeiro, ela selecionou imagens em bancos de dados on-line, que são usadas como referência para o sistema, e as tratou para que seguissem um mesmo padrão.

Depois, desenvolveu algoritmos que fazem o reconhecimento e a contagem das células nessas imagens.

“A parte da inteligência artificial eu usei na detecção dos leucócitos, que são as células de defesa. É uma outra metodologia, mas as duas, de certa forma, conversam entre si”, detalha.

“Os leucócitos são seis tipos celulares e eles têm características morfológicas de estrutura diferentes”, explica a pesquisadora.

“Eu peguei um outro banco de imagens e montei uma inteligência em que eu entro com uma célula de leucócito e ela vai bater essa imagem com todas aquelas do banco. Assim, ela me fala qual o tipo de leucócito está na imagem e em qual quantidade”.

Na prática, o exame funciona da seguinte maneira:

– o profissional de saúde coleta a amostra de sangue e aplica à lâmina de microscopia, em uma técnica chamada de esfregaço sanguíneo;
– em seguida, faz uma foto da lâmina usando o smartphone, com apoio de um microscópio;
– a imagem é submetida ao computador (via bluetooth ou cabo), onde é feito o processamento da imagem aliado à inteligência artificial;
– os algoritmos fazem o reconhecimento e a contagem automática dos três tipos de células (hemácias, plaquetas e leucócitos) em cinco segundos.

Durante os testes da tese de doutorado, o sistema atingiu acurácia de 90% a 100%. A expectativa da biomédica, que atualmente trabalha com pesquisa em saúde no Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, é que, com o avanço do método e sua aplicação no dia a dia, esse índice gire em torno de 98%.

*Informações G1


+ Tecnologia