Transtornos mentais e emocionais em pets: como reconhecer?

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 8 de fevereiro de 2024 às 22:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Descubra os sinais de que os seus pets não estão bem e saiba como prevenir os transtornos mentais e emocionais nos bichinhos

Muita gente não sabe, mas pets também precisam de cuidados para a saúde mental e emocional – foto Freepik

 

Muito se fala sobre a necessidade de as pessoas cuidarem da sua saúde mental e buscarem ajuda profissional quando algo parecer errado. Porém, essa atenção não deve ser apenas com os seres humanos…

Os pets também podem desenvolver transtornos mentais e emocionais, como ansiedade, reatividade, agressividade, fobias, comportamento compulsivo e dermatites.

“Os animais de estimação têm emoções e é preciso compreendê-las e respeitá-las. É preciso atender às necessidades emocionais do pet e ficar atento caso haja mudança de comportamento do animal, procurando assistência especializada quando algo fora do comum acontecer”, ressalta a médica-veterinária comportamental Dani Graziani.

Essas condições podem surgir por várias razões, incluindo mudanças (de casa ou de rotina, por exemplo), perda de um ente da família ou senilidade.

Nesse último caso, o envelhecimento do animal pode vir acompanhado de desafios de saúde, entre eles diminuição da visão, da audição e do olfato, dificuldade de locomoção, irritabilidade, desorientação e perda de memória.

Mas como saber se os seus pets podem estar enfrentando algum desses transtornos mentais e emocionais? Os sinais são vários e geralmente estão ligados a mudanças de comportamento.

Dani traz como exemplos quando um cão tranquilo passa a apresentar agressividade ou quando um pet que fazia seu xixi no lugar certo começar a fazer em outro lugar.

Nessas situações, é essencial não perder a calma. “É importante acolher em vez de ficar bravo, pois ele está demonstrando que precisa de ajuda e o apoio é essencial para o processo de cura”, aconselha a veterinária.

Prevenção em dia sempre!

Existem várias medidas que podem ser tomadas para prevenir que os transtornos apareçam. A atividade física é uma delas, impactando diretamente na saúde física e mental dos animais.

“Os cães precisam correr, caminhar e explorar ambientes. Um passeio diário de vinte minutos já acalma e ajuda no gasto de energia, na socialização, na perda de peso e na manutenção da massa muscular”, indica Farah de Andrade, médica-veterinária e consultora DrogaVET, rede de farmácias de manipulação veterinária.

A falta de brinquedos e de interação também pode trazer prejuízos, assim como um ambiente muito agitado ou monótono demais.

“O ideal é manter uma rotina com equilíbrio entre atividades, brincadeiras e descanso, para se evitar o estresse e a ansiedade. Dar mais atenção ao pet é fundamental para o bem-estar dele”, conta Farah.

Outra dica para evitar problemas é usar o enriquecimento ambiente, que consiste em adaptar o lar para dar uma rotina mais saudável e prazerosa ao pet.

Para os gatos, é possível instalar prateleiras nas paredes, nichos, redes, arranhadores e brinquedos. Já para os cachorros, é bom incluir brinquedos e atividades que estimulam o olfato, treinamento cognitivo e socialização.

Tratamento em forma de petisco ou carinho

O tratamento para transtornos mentais e emocionais em pets pode incluir várias técnicas. Uma delas é a medicação, coisa que pode não ser nada fácil, ainda mais se o seu cãozinho ou gatinho for meio agitado.

Por isso, a dica de Farah é recorrer aos medicamentos em forma de petiscos, que podem trazer gosto de bacon, caramelo, leite condensado, frango ou outros para atrair os pets.

Além deles, há ainda os géis transdérmicos, que vão na pele do animal e sua aplicação lembra um carinho, não estressando o bichinho.

*Informações Alto Astral


+ Pets