Evite! Descubra os principais erros cometidos por “pais” de pets

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 13 de abril de 2024 às 12:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Existem alguns erros comuns praticados por tutores de pets no cuidado com os animais; descubra quais são e fuja deles

A falta de conhecimento ou experiência com pets pode fazer você cometer alguns erros – foto Freepik

 

Compreender as necessidades de um pet é essencial para construir um ambiente seguro, amoroso e saudável.

Muitas vezes, por falta de conhecimento ou experiência, erros cometidos por tutores podem ser entendidos como inofensivos. A longo prazo, porém, prejudicam a saúde dos animais.

Comida em excesso

Refeições podem ser associadas a afeto, mas no caso dos pets, oferecer comida sem controlar as quantidades aumenta o risco de doenças relacionadas ao excesso de peso e a obesidade.

Além de atrair insetos e prejudicar o valor nutricional da ração, deixar o pote de ração sempre disponível facilita a perda do controle da quantidade diária que o animal consome.

Outro exemplo é oferecer petiscos com frequência. O ideal é ter horário definido para oferecer a quantidade ideal para o tamanho e idade do pet.

Falta de higiene bucal

Um problema de saúde muito comum entre cães e gatos é a falta de higiene bucal, que gera a formação de placas bacterianas, tártaro e, posteriormente, infecções. É fundamental escovar os dentes dos pets regularmente.

Trocar a ração por comida

Pode parecer algo inofensivo, especialmente quando oferecida em pequenas quantidades, no entanto, algumas comidas dos humanos são tóxicas aos cães por conterem quantidades impróprias de gordura, condimentos, sal e açúcar.

Sedentarismo

A ausência de exercícios físicos pode ser prejudicial para a saúde mental e o sono do animal.

Consultas periódicas

Assim como os humanos, os pets precisam de regularidade nos exames físicos, o que previne problemas de saúde, antecipa o início de possíveis tratamentos e prolonga o tempo de vida do animal.

*Informações Metrópoles


+ Pets