Vinagre funciona para matar pulgas de gatos? Especialistas dizem se método é seguro

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 5 de abril de 2024 às 22:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Quando não tratada adequadamente, a infestação por pulgas pode causar anemia nos felinos e problemas respiratórios

Pulgas podem transmitir doenças graves para os gatos – foto Arquivo

 

Coceira, vermelhidão e perda de pelo: essas são algumas das reações em gatos quando esses animais são acometidos por pulgas.

Muitos tutores gateiros já passaram por fases em que os bichanos sofrem incômodos com o parasita cientificamente chamado de Ctenocephalides felis felis.

Pesquisadores apontam que essa é a espécie de pulga mais importante no mundo, por conta de características que vão além das citadas acima.

Um estudo brasileiro destacou que a C. f. felis possui dupla ação parasitológica já que, além de infestar, também pode transmitir doenças.

Uma das enfermidades que podem ser transmitidas é a micoplasmose. Conforme a médica-veterinária especializada em felinos Fabiana Cecília Cassiano, a doença é causada por uma bactéria que desencadeia uma anemia grave no animal.

“Também podem transmitir parasitas intestinais, como o dipilidium, um verme eliminado nas fezes dos gatos com aspecto de ‘grão de arroz’ ou ‘gergelim’”, destaca.

Nesses casos, dor abdominal, diarreia e deficiência de absorção de nutrientes pelo intestino são os sinais da infecção. Em filhotes, o quadro costuma ser mais grave.

Buscar a maneira correta de eliminar pulgas em gatos é um passo primordial para evitar não só o desconforto do pet devido à picada do parasita, mas também para que seu estado de saúde não evolua para um cenário mais preocupante.

Vinagre elimina pulgas?

Um estudo publicado na ScienceDirect mostrou um experimento de pesquisadores com fungos e nematoides para o controle dessas pulgas. No artigo, foi destacado que os resultados apresentaram um grande potencial nesse sentido.

Em casa, na tentativa de salvar o animal da C. f. felis, muitos tutores podem recorrer ao vinagre. Mas ao contrário do que se possa pensar, esse método não é eficaz e pode trazer graves consequências ao bichano.

Rosely Bianca dos Santos Kuroda, doutora em medicina-veterinária e professora da USCS, explica que a técnica consiste em medidas de vinagre de maçã e água.

Com o auxílio de um borrifador ou pano úmido, a pelagem do animal é embebedada com o conteúdo e depois é utilizado um pente fino. Ela destaca que esse processo causa estresse no animal.

Por conter ácido acético em sua composição, o vinagre provoca ainda mais danos à pele. “Pode causar ressecamento, gerar lesões, piorar as que já existem nos pacientes e até problemas respiratórios”, alerta a médica-veterinária especializada em dermatologia Juliana Ferreiro Vieira.

Qual o verdadeiro efeito do vinagre na pulga?

Pequena, achatada e sem asas, a pulga possui uma grande capacidade de saltar com seus membros longos. Trata-se de um ectoparasita, ou seja, o inseto pode viver na parte externa do animal, em sua superfície.

“Sua vida possui quatro fases, ovo, larva, pupa e adulto, e é somente na última que a pulga se alimenta de sangue”, diz Rosely.

Isso significa que 95% da vida desse bicho com tom amarronzado acontece longe do felino, e 5% é considerada a fase parasita. Mas por que o vinagre — além de prejudicial à saúde do gato — não é efetivo contra o inseto?

A pulga é revestida por um exoesqueleto — como se fosse uma carapaça — muito resistente à ação de várias substâncias, entre elas o vinagre.

A professora explica que o produto apenas paralisa o inseto temporariamente, mas não o mata. A mesma ação ocorre com a água.

Sobre esse método, a médica-veterinária Ísis Danielle Silveira Gomes é contundente: “Não é indicado passar vinagre em gatos e não há nada na literatura que demonstre sua eficácia”.

Com isso, é importante levar o pet ao veterinário para a orientação adequada de produtos antipulgas.

“Como os gatos são animais muito sensíveis a cheiros e sabores diferentes, o vinagre pode provocar náusea e desconforto ao animal”, acrescenta Rosely.

*Informações Vida de Bicho


+ Pets