FEAC Franca realiza 1ª Cãominhada de 2024 no domingo, 14, no Poliesportivo

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 9 de abril de 2024 às 08:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O evento será realizado no próximo domingo, 14, com concentração a partir das 7 horas e largada às 7h30, no Espaço Pet do Complexo Poliesportivo

1ª Cãominhada 2024 será realizada domingo, 14, a partir das 7h no Poliesportivo

 

Está sendo organizada pela FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura) a 1ª Cãominhada 2024, em parceria com a Sociedade Esportiva Franca e o Canil Municipal da Secretaria de Meio Ambiente.

O evento será realizado no próximo domingo, 14, com concentração a partir das 7 horas e largada às 7h30, no Espaço Pet do Complexo Poliesportivo (rua dos Pracinhas, 510 – Residencial Paraíso), próximo a pista de skate.

O percurso terá duração máxima de 30 minutos e será limitado ao contorno do parque, em trajeto sinalizado, finalizando no mesmo local da partida.

A “Cãominhada” é aberta ao público, mas somente os tutores e cães que dispõem de boa saúde física e que estejam com a vacinação em dia, poderão participar da caminhada.

Os participantes que desejarem, poderão doar 1 kg de ração para os grupos que cuidam de animais na cidade. A adesão é opcional.

O regulamento do evento permite apenas um cão por participante, que deverá permanecer na guia e coleira durante todo o encontro.

Caso necessário, o cão deve usar focinheira. Se a pessoa for menor de idade, deverá ser acompanhada de um responsável acima de 18 anos.

Os cães de grande porte das raças Rottweiller, Pitbull, American Pitbull, Bull Terrier, Mastiffe e similares deverão, obrigatoriamente, usar coleira, guia curta e focinheira (metálica, preferencialmente os de maior porte) apropriados à raça do animal, mesmo que seja dócil.

Para maior segurança e organização do percurso, os cães serão separados em grupos, por ordem de tamanho.

No primeiro, estarão os da categoria pequeno porte, enquanto que na segunda e terceiras, os de médio e grande portes, respectivamente.

Durante o encontro, a equipe do Canil Municipal estará presente, com a feirinha de adoção, com 10 cães disponíveis, além do preenchimento de fichas de castração gratuita para cães e gatos, machos e fêmeas, de todos os portes.

As pessoas interessadas no serviço deverão apresentar cópias dos documentos pessoais (CPF e RG) e comprovante de residência.

O serviço de castração está em andamento e nos últimos três anos, foram realizados cerca de 10 mil procedimentos.

A viatura do VetMóvel e o médico veterinário responsável estarão no local para informações sobre o trabalho desenvolvido pela unidade, posse responsável, os cuidados que devem ser observados com o animal de estimação.

Mateus Caetano, presidente da FEAC, informou que o objetivo do evento é reunir e aproximar tutores e seus cães de estimação, de modo divertido e saudável, divulgando e promovendo as entidades e pessoas locais acolhedoras de animais, principalmente cães e gatos, além de alertar a sociedade sobre a necessidade de apoio a essas entidades, que prestam um serviço essencial para a saúde e bem-estar social aos animais.


+ Pets