Tem chuva de estrelas cadentes neste fim de semana; saiba como e onde assistir

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 4 de outubro de 2025 às 18:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O segredo para aproveitar a experiência é buscar lugares afastados das luzes artificiais e direcionar o olhar para a constelação de Orion.

Torça pra fazer tempo bom porque vai ter espetáculo no céu neste fim de semana. A famosa chuva de estrelas cadentes Orionídeos começa neste sábado, 4 de outubro.

Segundo previsões da NASA, as condições climáticas devem favorecer a observação em todo o Brasil. Ou seja, vale se preparar para passar algumas horas contemplando o céu.

O segredo para aproveitar melhor a experiência é buscar lugares afastados das luzes artificiais e direcionar o olhar para a constelação de Orion.

Pico 

Se perder o espetáculo no sábado, relaxe. A chuva de estrelas cadentes vai até 7 de novembro, com pico no dia 22 de outubro. Nessa noite especial, será possível ver até 15 estrelas cadentes por hora cruzando o céu.

E tem mais: neste ano, a lua nova acontece justamente no dia do pico, o que garante ainda mais visibilidade para os riscos luminosos.

Três superluas consecutivas

Segundo o portal Só Notícia Boa, tem muito mais. Outro ponto alto da temporada serão as três superluas consecutivas,. A primeira já na semana que vem, no dia 7.

Esse fenômeno acontece quando a Lua cheia coincide com o ponto em que ela está mais próxima da Terra, parecendo maior e mais brilhante no céu.

7 de outubro: Lua Cheia/Superlua. Ela será 6.6% maior e 13% mais brilhante do que uma Lua Cheia regular

5 de novembro: Luz Cheia, a maior Superlua de 2025. Aparecerá maior e mais brilhante : 7.9% maior e 16% mais brilhante que uma Lua Cheia regular

4 de dezembro: Lua Cheia/Superlua. Ela será 7.9% maior e 15% mais brilhante do que uma Lua Cheia regular.


+ Astronomia