SESC Franca reúne o poeta símbolo da luta antirracista em encontro que celebra a literatura como espaço de memória e transformação social.
O Sesc Franca recebe, no dia 26 de novembro de 2025, às 19h30, o sarau “O Canto da Nossa Terra”, um encontro artístico que celebra a força e a sensibilidade das vozes que moldam a identidade cultural francana.
Com roteiro de Luiz Cruz de Oliveira e produção da Cia. Maracacá Produções Culturais e Educacionais, o sarau homenageia escritores, poetas e artistas que nasceram em Franca ou que aqui deixaram suas raízes.
Também reverencia os compositores seresteiros que ajudam a manter viva a tradição da cidade — reconhecida nacionalmente como “a terra da seresta”.
A apresentação contará com a presença especial de Luiz Cruz de Oliveira e do renomado poeta Carlos de Assumpção, cuja obra é referência no cenário literário brasileiro por sua potência, consciência e resistência.
Noite de memória
O Sarau “O Canto da Nossa Terra” promete uma noite de memória, beleza e pertencimento, unindo música, poesia e afetos em um ambiente acolhedor e aberto ao público.
Nascido em Tietê (SP) em 1927 e radicado em Franca desde 1969, Assumpção formou-se em Letras e Direito, e construiu uma obra marcada pela oralidade, pela resistência e pelo resgate da ancestralidade negra.
O sarau propõe uma “viagem no tempo”, conduzida por memórias da cidade em transformação e pelo poder dos versos e acordes.
CANTO DA NOSSA TERRA
Idealização: Luiz Cruz de Oliveira.
Convidado: Carlos de Assumpção
Ficha Técnica:
Direção Geral e Performance Poética: Camila Bastianini
Idealização, Roteiro e Atuação: Luiz Cruz de Oliveira
Autor Convidado: Carlos de Assumpção
Performance Poética: Giovana Mara Ferreira e Lucineia Pereira de Paula
Performance Musical: Adilson Frazin (violão), Antônio (Toninho) Soncini (canto) e Coletivo Rosa da Mata Serviço: