Sequelas da covid prejudicarão saúde do brasileiro por uma década, diz especialista

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 23 de abril de 2021 às 16:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O problema se agrava ainda mais por causa das desigualdades de acesso a saúde no Brasil, tanto regionais quanto socioeconômicas.

O sistema público de saúde no Brasil vai estar congestionado nos próximos anos, segundo especialistas

O fim da pandemia de coronavírus nem aparece ainda no horizonte, mas já está claro para muita gente que os impactos serão sentidos por muitos anos, mesmo quando a circulação do vírus estiver controlada no mundo.

Na área da saúde pública esse cenário crítico deve durar pelo menos uma década, estima Suzana Lobo, diretora-presidente da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib), em entrevista à BBC News Brasil.

O problema, segundo ela, se agrava ainda mais por causa das desigualdades de acesso a saúde no Brasil, tanto regionais quanto socioeconômicas.

Segundo ela, o serviço de urgência e emergência vai sofrer muita pressão tanto pelos problemas prévios dessa desigualdade de distribuição de leitos como o que a gente vê pela frente.

Suzana Lobo diz que vai ter outras ondas, vai ter agravamento de comorbidades dos sobreviventes da covid, a desassistência provocada pela restrição de acesso a pacientes que não foram ao hospital porque tinham medo.

Outra previsão é a de que sobrevirão doenças psicossomáticas, condições crônicas agudizadas… “Os desafios do Brasil para a próxima década são enormes”, enumera Lobo.

Em sua avaliação, muitos países ricos também não estavam preparados para enfrentar a pandemia, mas “o que faz a diferença é depois você virar a chave e começar fazer as coisas certas”.

No curto prazo, Lobo defende o controle do espalhamento da doença na população, com medidas como restrições à circulação de pessoas “na hora certa e no local certo, onde os leitos estão saturados” e uso obrigatório de máscara.

No médio e no longo prazo, as saídas passam por pontos como redução de desigualdades e a ampliação do número de profissionais capacitados para atender às novas demandas da pandemia, conforme diagnóstico apresentado por ela e outros colegas ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

A BBC News Brasil listou quatro desafios importantes de saúde pública para o país nos próximos meses e anos, além da falta de verbas.

– Milhares de pacientes com sequelas da covid-19;

– Demanda reprimida de cirurgias eletivas que foram canceladas na pandemia;

– Impacto negativo no tratamento de doenças como câncer;

– Vacinação lenta e novas ondas de infecção.


+ Saúde