Semana Estadual contra a Diabetes segue com orientações e alertas sobre a doença

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 9 de novembro de 2021 às 15:30
  • Modificado em 9 de novembro de 2021 às 15:33
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A medida visa a conscientizar a população do Estado sobre a doença e os direitos que são assegurados por lei

A medida visa a conscientizar a população do Estado sobre a doença e os direitos que são assegurados por lei

Está em curso no Estado de São Paulo a Semana Estadual de Prevenção, Controle e Combate à Diabetes, que acontece entre os dias 8 e 14 de novembro.

A medida visa a conscientizar a população do Estado sobre a doença e os direitos que são assegurados por lei.

A diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose (açúcar) no sangue e garante energia para o organismo.

A doença crônica pode causar o aumento do açúcar no sangue e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.

Merece atenção

Não existe diabete grave ou menos grave, mas é que sem o devido controle, a doença evolui naturalmente para situações extremas, como amputação ou morte.

A melhor opção é sempre o acompanhamento via check-up, assim se previne uma evolução mais severa da doença.

No Brasil, segundo a última pesquisa Vigitel do Ministério da Saúde, com dados de 2019 e divulgada em 2020, indica que 7,4% da população brasileira é diabética, o que equivale a 15,5 milhões de brasileiros. Conforme o mesmo levantamento, 20,3% dos brasileiros estão obesos.

Crescimento

Em 2019, de acordo com o Atlas da Diabetes, o número de pessoas com a condição crônica cresceu 31% em apenas 2 anos.

Os fatores para que isso aconteça são vários, mas os mais apontados são a má alimentação e o sedentarismo.

“Diabetes é uma das doenças crônicas mais prevalentes no mundo. A maioria não tem ideia de quantos problemas podem vir com isso, e perto de metade deles não sabem que tem esse diagnóstico. Uma vez, isso sendo feito, podem ser prevenidas inúmeras complicações a longo prazo. A conscientização é muito importante, pois quando se tem conhecimento é possível prevenir”, explicou a médica endocrinologista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Milena Teles.

Diferença entre os tipos de diabetes

Diabetes tipo 1 – O tratamento exige o uso diário de insulina e/ou outros medicamentos para controlar a glicose no sangue.

Diabetes tipo 2 – O tratamento exige o uso de medicamentos hipoglicemiantes por via oral, para a redução do açúcar no sangue.


+ Saúde