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Se o cidadão está no grupo de pessoas que já receberam o dinheiro da quinta parcela e o montante ainda não caiu na conta, é hora de se preocupar
Muitas pessoas que não estariam mais dentro dos requisitos do programa estão recebendo bloqueios, suspensões e cancelamentos
A Caixa Econômica Federal começou nesta semana a liberação da quinta parcela do Auxilio Emergencial.
Trata-se do primeiro pagamento da prorrogação do benefício. Ao todo, cerca de 37 milhões de brasileiros são usuários deste projeto. E pelo menos uma parte deles já recebeu o montante em questão.
Se o cidadão está no grupo de pessoas que já receberam o dinheiro da quinta parcela e o montante ainda não caiu na conta, é hora de se preocupar.
É que de acordo com informações da própria Caixa Econômica, o Governo Federal não está atrasando nenhum pagamento do benefício. Então é preciso procurar saber o que aconteceu.
Dataprev
Uma hipótese possível é que o Auxílio tenha passado por um cancelamento. É que a Dataprev segue realizando análises nas contas dos usuários do projeto.
E muitas pessoas que não estariam mais dentro de todos os requisitos do programa estão recebendo bloqueios, suspensões e cancelamentos dos seus perfis.
Para saber se isso aconteceu, o cidadão precisa ir até o site oficial da consulta do Auxílio Emergencial. Por lá, basta inserir alguns dados pessoais básicos como número do CPF, nome completo, nome completo da mãe e data de nascimento. Pronto. O próprio sistema vai informar na hora como está a situação da conta do usuário em questão.
Como resolver
Em caso de cancelamento, o cidadão pode recorrer da decisão. Ele tem, no entanto, apenas 10 dias para fazer isso. É justamente por isso que é tão importante ficar de olho neste site constantemente.
Nos casos de bloqueios, essas pessoas terão mais tempo para fazer a contestação.
Vale lembrar, no entanto, que nem todo mundo pode recorrer da decisão. De acordo com a Dataprev, em alguns casos os beneficiários passam por cancelamentos definitivos. Se essa for a situação, a saída é mesmo buscar ajuda na Defensoria Pública da União (DPU).
Caminho
Caso o site indique que o benefício está ativo, não passou por cancelamento e ainda assim o dinheiro não está na conta, o trabalhador precisa tomar outro caminho.
Nessa situação, ele precisa entrar em contato com a Caixa Econômica Federal. É o banco que faz a liberação da quantia.
Para isso, basta ligar para o número 121 do Ministério da Cidadania ou entrar em contato com a Caixa através das suas redes sociais.
Normalmente os agentes respondem as mensagens privadas. Em último caso, a pessoa também pode tentar ir até uma agência para falar com um atendente pessoalmente.