Saúde na Escola vai orientar mais de 1,2 mil crianças e jovens em Cristais Paulista

  • Entre linhas
  • Publicado em 26 de maio de 2019 às 22:34
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:34
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Programa busca melhoria da qualidade de vida da população através da integração educação-saúde

​A prefeita de Cristais Paulista, Katiuscia Leonardo confirmou a inclusão da cidade no Programa Saúde na Escola, realizado pelo Ministério da Saúde. As ações serão coordenadas pela Secretaria de Educação e Secretaria da Saúde.

O programa, conhecido como PSE, busca à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população. Em Cristais Paulista serão atendidos todos os 1.200 alunos da rede municipal, com idades entre três e quinze anos, das escolas CEMEI, Jarcy Aracy de Mattos e Amélio de Paula Coelho.

“Já tivemos uma primeira reunião entre os funcionários que irão trabalhar neste programa. Vamos buscar a formação integral dos estudantes nas áreas de promoção, prevenção e atenção à saúde”, disse Bruce Daivid Lourenço, Secretário de Educação.

Além dos estudantes, o programa irá beneficiar gestores e profissionais de educação e saúde, além de toda comunidade escolar. “É um programa que tem tudo para dar certo. Todas orientações e informações serão passadas em formato e linguagem ideais para cada faixa etária, e acreditamos que tudo isso terá influência e eficiência dentro da casa do estudante”, afirmou Solange Ferreira, Secretária de Saúde.

Antes da implantação do Saúde na Escola, as secretarias realizaram um levantamento de questões referentes a determinantes sociais, cenário epidemiológico e modalidades de ensino das escolas vinculadas às equipes da ESF.

O mapeamento definiu quais serão as ações de prevenção e promoção da saúde nas escolas da cidade. Alguns temas abordados serão: combate ao aedes aegypti, importância da atividade física e do lazer, prevenção do uso de drogas (álcool, tabaco, craque e etc), promoção da cultura da paz e dos direitos humanos, prevenção da violência, vacinação, promoção da saúde bucal, segurança alimentar e nutricional, promoção da saúde auditiva, direito sexual e prevenção das DSTs e promoção da saúde ocular.

As ações do programa já foram iniciadas, com a capacitação de professores que irão atuar levando as informações para os alunos.

O Programa

Criado em 2007 pelo governo federal, o Programa Saúde na Escola surgiu como uma política intersetorial entre os ministérios da Saúde e da Educação, com o objetivo de promover qualidade de vida aos estudantes da rede pública de ensino por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde. 

O investimento anual do Governo Federal no último ciclo do PSE foi de R$ 89 milhões. Mais de 90% dos municípios brasileiros aderiram ao Programa. As ações envolveram um universo de 20 milhões de estudantes de 85.706 escolas e mais de 36 mil equipes da atenção básica do SUS.


+ Cidades