Quando o tradicional xixi noturno passa a ser uma preocupação? Saiba mais aqui

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 9 de abril de 2024 às 19:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Para diagnosticar uma criança com enurese, é preciso observar a idade, frequência e ambiente em que ela está inserida

Enurese é um nome pouco familiar para falarmos de uma doença que tem como sintoma o xixi na cama. É mais comum em crianças, mas pode acontecer também nos adultos.

Uma das definições que se têm para a enurese a coloca como uma incontinência urinária sem a presença de causas orgânicas demonstráveis, durante uma idade que o indivíduo afetado já possui controle sobre os músculos que liberam ou seguram a urina, denominado como esfíncter uretral.

No entanto, alguns profissionais não comparam essa condição com a incontinência urinária, colocando-as como doenças distintas. O que diferencia essas duas patologias, sendo assim, é a fase em que acontece e o período.

A enurese acontece, predominantemente, na infância e o descontrole urinário ocorre durante o sono. É uma condição involuntária e a criança só percebe que molhou a cama quando acorda.

Para diagnosticar uma criança com enurese, é preciso observar a idade, frequência e ambiente em que ela está inserida, pois fatores sociais e psicológicos interferem no surgimento das micções noturnas.

Essa patologia é presente em 15% das crianças até 5 anos, 3% aos 10 anos e 1% em adultos (acima de 20 anos), sendo os meninos os mais afetados.


+ Bem-estar