PROPÓSITO

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 1 de junho de 2016 às 11:56
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:47
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Super atrasado e sem inspiração para entregar a minha coluna semanal, a cabeça cheia de certezas e de dúvidas. Tenho certeza que não vou perder a paciência mesmo vendo e lendo tanta bobagem e isto paira acima de qualquer dúvida. Mas certeza absoluta, mesmo, é a de que não somos iguais. Impressões digitais diferentes, íris diferentes, medos diferentes, talentos diferentes. Se você der a mesma oportunidade a todos, alguns vão progredir, outros vão progredir muito, outros muito mais e outros ainda vão ignorá-la. De estupradores psicopatas a madres teresas, passando por todo o espectro entre um extremo e outro, somos diferentes.

Fui então dar uma olhada em textos que escrevi, ou talvez até tenha copiado de algum lugar para ver se encontrava um assunto interessante para que o tempo que você usa lendo a minha coluna não seja perdido. Pensei então em propósito de vida, em ajudar outras pessoas que, como eu, vieram à Terra e vagam muitas vezes sem entender a grandeza da vida e da oportunidade de viver. Aquele velho mistério do Quemcossô, Oncotô e Proncovô. Achei este texto abaixo que juro não lembrar agora se escrevi (é provável) ou apenas copiei de algum lugar. De qualquer maneira, se aparecer algum autor eu dou os créditos, tá bom? É que ele estava em um disco que salvei em 2010…

Vamos lá.

Eis então os Seis Poderosos exercícios para saber Quem sou eu, qual o meu propósito e ainda vivenciá-lo.

PRIMEIRO

Qual é o meu propósito compartilhado com a humanidade? Visualize como a humanidade precisa crescer e como você precisa crescer. O que os homens ainda precisam aprender e o que você ainda precisa aprender. Porque o meu propósito de vida não afeta apenas a mim. Ele também diz respeito à minha família, aos meus amigos e em última análise, a toda a humanidade.

SEGUNDO

Descobrir meu eu real. Para viver o meu propósito, tenho que me atrever a ser ainda mais quem realmente sou, tenho que me atrever a ter cada vez mais contato com o meu eu não condicionado. Autoconhecimento.

TERCEIRO

Um convite à alegria. Dentro de cada ser humano vivente, existe um convite à alegria, e o propósito da minha vida é responder a esse convite.

Aqui está a declaração de visão do Projeto Felicidade do Dr. Robert Holden:

É porque o mundo está tão cheio de sofrimento,
que sua felicidade é um dom.
É porque o mundo está tão cheio de pobreza,
que sua riqueza é um dom.
É porque o mundo é tão hostil,
que seu sorriso é uma dádiva.
É porque o mundo está tão cheio de guerra,
que a sua paz de espírito é um dom.
É porque o mundo está tão desesperado,
que a sua esperança e otimismo é uma dádiva.
É porque o mundo está com muito medo,
que seu amor é um dom.

Identifique as ocasiões nas quais você se sentiu verdadeiramente feliz. Depois, reflita sobre o que este exercício te ensinou sobre o seu propósito de vida.

QUARTO

A oração do seu coração. Dr. Robert Holden escreveu sobre uma chave essencial para descobrir seu propósito de vida e sobre inteligência e sucesso:

Antes de dedicar sua vida
a uma pessoa, um casamento, uma família;
a uma corporação, um partido político,
uma campanha de paz;
uma religião, uma revolução, um
caminho espiritual;
antes tenha outra dedicação.
Primeiro dedique-se ao AMOR.
Decida-se por deixar o AMOR ser sua
intenção, sua finalidade e
o seu ponto.
E, em seguida, deixe o AMOR inspirar-lhe,
apoiá-lo e orientá-lo em tudo a que você se dedicar depois.

Para descobrir o propósito de sua vida, você precisa “deixar-se envolver silenciosamente pela forte atração do que você realmente ama”, de acordo com Rumi. Se você ama o bastante, certamente cumprirá o seu propósito na Terra. Comece agora mesmo ouvindo o seu coração, que é a porta de entrada para o seu “eu não condicionado”. Seu coração conhece seu verdadeiro propósito. Ele não tem segredos para você. Tudo o que tem a fazer é ouvir. “Existe uma oração que vive no centro do seu coração. Se você rezá-la, sua vida vai mudar. Qual é o seu começo?”. Frase de Matthew Anderson.

QUINTO

Seu real trabalho. O propósito da vida com certeza não é ser tão ocupado quanto possível. Estar ocupado pode ser produtivo e proposital, mas estar extrema e permanentemente ocupado pode ser um sinal de falta de clareza, um medo de inadequação e falta de fé em sua alma para ajudá-lo a viver o seu real propósito.

Tente criar um cartão de visitas especial, onde ao invés de identificar-se com seu cargo, escreva o seu propósito. Não é fácil, tente usar apenas três palavras.

SEXTO

Escolha o seu propósito. Não importa o que esteja fazendo, crie o hábito de estar tão aberto quanto possível para o que está realmente acontecendo. Isto vai ajudá-lo a estar verdadeiramente presente e receptivo em sua vida. Tenha certeza que suas escolhas diárias estão alinhadas com as experiências que você deseja ter. O seu propósito é algo vivido dia a dia, uma dádiva do seu coração para o mundo.

Só para terminar, talvez o melhor a fazer seja o que a coach Paula Abreu preconiza: “Não encontre o seu Propósito. Deixe o seu Propósito encontrar você”.

*Esta coluna é semanal e atualizada às segundas-feiras.


+ zero