Pico da chuva de meteoros Eta Aquáridas, com um brilho por minuto, é neste domingo

  • Nene Sanches
  • Publicado em 5 de maio de 2024 às 06:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Especialistas dizem que o fenômeno é capaz de produzir entre 50 a 60 meteoros por hora, na noite de domingo para segunda-feira

Torça para fazer tempo bom aí onde você está porque a chuva de meteoros Eta Aquáridas já começou e vai atingir o pico neste domingo, dia 05. Esta madrugada já vimos estrelas cadentes nos céus do Brasil.

Especialistas dizem que o fenômeno é capaz de produzir entre 50 a 60 meteoros por hora, na noite de domingo.

A Eta Aquáridas é fácil de ser vista no Brasil, por conta da localidade do país. Os meteoros irão iluminar o céu na constelação de Aquário. Para uma melhor visualização, a melhor dica é procurar locais escuros e longe da iluminação artificial das cidades.

Como visualizar?

A Eta Aquáridas ocorre na Constelação de Aquário, que no Brasil fica bem no alto do céu. O melhor período para visualização da chuva será durante a madrugada, logo antes do amanhecer.

Para que as expectativas não sejam frustradas, uma ótima maneira de presenciar o evento é evitar a iluminação artificial das cidades.

Prefira espaços bem escuros e, se possível, no interior, uma vez que a Aquárias não é um fenômeno que gera meteoros muito brilhantes

Causa pelo Halley

As chuvas de meteoros são formadas por detritos espaciais que entram na atmosfera. No meio desse processo, há uma combustão e é essa combustão a responsável por gerar a “estrela cadente”, também conhecida como os rastros de luzes deixados.

De acordo com o portal Só Notícia Boa, a Aquárias se deriva de detritos do cometa Halley, que pode ser visto a cada 76 anos, e sempre deixa detritos ao se aproximar do sol.


+ Astronomia