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A retomada da maior feira de calçados do mundo animou os expositores brasileiros
A retomada da maior feira de calçados do mundo animou os expositores brasileiros.
A participação de 60 marcas brasileiras de calçados na Micam Milano, uma das principais feiras de calçados do mundo, deve gerar mais de US$ 32 milhões entre negócios efetivados e alinhavados no evento.
O número está em relatório da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), que promoveu a participação verde-amarela por meio do Brazilian Footwear, programa realizado em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). A feira italiana aconteceu entre 18 e 20 de setembro, em Milão/Itália.
Com 612 mil pares comercializados no evento, aos quais devem ser somados mais de 1,7 milhão de pares em negócios que ficaram alinhavados, a participação foi considerada positiva pela Abicalçados.
A analista de Promoção Comercial da entidade, Paola Pontin, avalia que, em relação à edição de 2019, o incremento em valores gerados foi de mais de 20%. “Fazia tempo que não se via uma edição da Micam assim.
Grande parte dos expositores ficou satisfeito com os resultados, demonstrando uma retomada nos negócios e nas expectativas”, comemora a analista, destacando que a demanda para o calçado brasileiro no exterior está em crescimento.
Expectativas superadas
A retomada da maior feira de calçados do mundo sem as restrições impostas pela pandemia de Covid-19 animou os expositores brasileiros.
O gerente de Exportação da Pegada, Juliano Fontes, destaca que todas as expectativas foram superadas. “Abrimos novos mercados na África do Sul e Sudão, além de mantermos e ampliarmos a participação em países da Europa e do mundo árabe, com destaque para Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos”, conta, ressaltando que nesta edição o mercado estava muito focado em negócios.
Participando pela primeira vez de uma feira internacional, a marca Voices saiu bastante satisfeita.
“Mais do que negócios gerados, tivemos contatos com compradores de 35 países. Nossas expectativas iniciais foram todas superadas”, avalia a representante da marca, Natália Schneider.
Para o gerente de Exportação da Cecconello, Matheus Oppitz, a Micam foi importante para manutenção e ampliação do mercado europeu, por meio da captação de novos distribuidores e compradores, que nesta edição estavam mais em busca da marca do que produção private label – marca do cliente.
Segundo ele, a feira italiana sinalizou claramente uma retomada do mercado internacional, inclusive com a abertura de clientes em países nos quais a marca ainda não atuava, como Romênia e Grécia. “Notamos uma demanda crescente pelos produtos brasileiros”, conta.