Para navegar na web, você precisa de pensamento crítico e também do ignorar crítico

  • Robson Leite
  • Publicado em 16 de maio de 2021 às 07:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A menos que você possua vários Ph.Ds – em virologia, economia – muitas vezes a coisa mais sábia a se fazer ao acessar um site desconhecido é ignorá-lo.

Professor de Educação e (por cortesia) de História, Universidade de Stanford

A web é um lugar traiçoeiro.

O autor de um site pode não ser seu autor.

As referências que conferem legitimidade podem ter pouco a ver com as reivindicações que ancoram.

Sinais de credibilidade, como um domínio ponto-org, podem ser obra de arte de um especialista em relações públicas de Washington, DC.

A menos que você possua vários Ph.Ds – em virologia, economia e as complexidades da política de imigração – muitas vezes a coisa mais sábia a se fazer ao pousar em um local desconhecido é ignorá-lo.

Aprender a ignorar informações não é algo ensinado na escola.

A escola ensina o oposto: ler um texto completa e atentamente antes de fazer um julgamento.

Qualquer coisa abaixo disso é precipitado.

Mas na web, onde uma mistura de anunciantes , lobistas , teóricos da conspiração e governos estrangeiros conspiram para atrair a atenção, a mesma estratégia significa ruína.

On-line, ignorar de forma crítica é tão importante quanto o pensamento crítico.

Isso porque, como um pinball saltando de para-choque em para-choque, nossa atenção vai da notificação para a mensagem de texto e para a próxima coisa vibrante que devemos verificar.

O custo de toda essa superabundância, como observou o ganhador do Prêmio Nobel Herbert Simon, é a escassez. Uma enxurrada de informações esgota a atenção e fratura a capacidade de concentração.

A sociedade moderna, escreveu Simon , enfrenta um desafio: aprender a “alocar a atenção de forma eficiente entre a superabundância de fontes que podem consumi-la”.

Estamos perdendo a batalha entre atenção e informação.

Colado no site

Como psicólogo aplicado , estudo como as pessoas determinam o que é verdade online.

Minha equipe de pesquisa na Universidade de Stanford testou recentemente uma amostra nacional de 3.446 alunos do ensino médio em sua capacidade de avaliar fontes digitais.

Munidos de uma conexão ao vivo com a Internet, os alunos examinaram um site que afirma “disseminar relatórios factuais” sobre ciências climáticas.

Os alunos foram solicitados a avaliar se o local era confiável. Um prompt na tela os lembrou de que eles poderiam pesquisar em qualquer lugar online para encontrar a resposta.

Em vez de deixar o site, a grande maioria fez exatamente o que a escola ensina: ficaram grudados no site – e leram.

Eles consultaram a página “Sobre”, clicaram em relatórios técnicos e examinaram gráficos e tabelas.

A menos que eles possuíssem um diploma de mestre em ciências do clima, o site, cheio de armadilhas de pesquisa acadêmica, parecia, bem, muito bom.

Os poucos alunos – menos de 2% – que aprenderam que o site era apoiado pela indústria de combustíveis fósseis não o fizeram porque aplicaram pensamento crítico ao seu conteúdo.

Eles tiveram sucesso porque saíram do site e consultaram a web aberta. Eles usaram a web para ler a web.

Como escreveu um estudante que pesquisou na Internet o nome do grupo:

“Ele tem laços com grandes empresas que desejam enganar as pessoas propositalmente no que diz respeito às mudanças climáticas. De acordo com o USA Today , a Exxon patrocinou esta organização sem fins lucrativos para divulgar informações enganosas sobre as mudanças climáticas. ”

Em vez de se enredar nos relatórios do site ou ser sugado por sua linguagem que soa neutra, essa estudante fez o que os verificadores de fatos profissionais fazem: avaliou o site saindo dele.

Os verificadores de fatos realizam o que chamamos de leitura lateral , abrindo novas guias na parte superior de suas telas para pesquisar informações sobre uma organização ou indivíduo antes de mergulhar no conteúdo de um site.

Só depois de consultar a web aberta eles avaliam se vale a pena despender atenção. Eles sabem que a primeira etapa do pensamento crítico é saber quando implantá-lo.

Pensamento crítico

A boa notícia é que os alunos podem ser ensinados a ler na Internet dessa forma.

Em um curso de nutrição online na University of North Texas, inserimos pequenos vídeos de instrução que demonstraram os perigos de morar em um local desconhecido e ensinamos os alunos a avaliá-lo.

No início do curso, os alunos foram enganados por recursos ridiculamente fáceis de manipular: a “aparência” de um site, a presença de links para fontes estabelecidas, cadeias de referências científicas ou a quantidade absoluta de informações que um site fornece.

Na prova que aplicamos no início do semestre, apenas três em 87 alunos saíram de um local para avaliá-lo.

No final, mais de três quartos o fizeram. Outros pesquisadores, ensinando as mesmas estratégias, encontraram resultados igualmente esperançosos .

Aprender a resistir à atração de informações duvidosas exige mais do que uma nova estratégia na caixa de ferramentas digital dos alunos.

Exige a humildade que advém de enfrentar a vulnerabilidade: que, apesar dos formidáveis ​​poderes intelectuais e habilidades de pensamento crítico, ninguém esteja imune aos ardis escorregadios dos trapaceiros digitais de hoje.

Morando em um site desconhecido, imaginando-nos inteligentes o suficiente para ser mais esperto que ele, desperdiçamos atenção e cedemos o controle aos designers do site.

Passando alguns momentos examinando o site, valendo-se dos incríveis poderes da web aberta, recuperamos o controle e, com ele, nosso recurso mais precioso: Nossa atenção.

(Artigo de Professor de Educação e (por cortesia) de História, Universidade de Stanford, publicado originalmente no site The Conversation)


+ Comportamento