Estudos realizados em animais e células apontam pontos positivos, mas resultados das pesquisas com humanos ainda são escassos
A administração do antioxidante em camundongos reduziu os níveis de glicose e os danos do colesterol ruim (Imagem criada por IA Freepik)
Leia mais em: https://www.gazetasp.com.br/gazeta-mais/curiosidades/o-poder-secreto-da-cerveja-ingrediente-base-da-bebida-traz-beneficios/1160772/
Os cientistas estão empenhados em estudar os benefícios presentes em uma das bebidas mais consumidas do mundo: a cerveja. Um dos seus ingredientes principais vem apresentando benefícios à saúde. A administração do antioxidante em células de camundongos reduziu os níveis de glicose e os danos do colesterol ruim.
O lúpulo presente na cerveja é muito rico em antioxidantes encontrados na planta feminina, usada na fabricação da bebida. Ele também atua contra células cancerígenas, principalmente as que causam tumores no cólon, pulmão, tireoide e ovário
Dezenas de pesquisas feitas com animais, células e até mesmo alguns humanos estão mostrando as diversas propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas, antitumorais e reguladoras de açúcar.
Quando se trata de cerveja e saúde, “o lúpulo é a estrela do show”, diz Glen Fox, professor de ciência da fabricação de cerveja na Universidade da Califórnia, em entrevista ao National Geographic.
Os benefícios do lúpulo
O lúpulo presente na cerveja é muito rico em antioxidantes encontrados na planta feminina, usada na fabricação da bebida. Esses compostos protegem as células de danos e representam 14% da sua composição.
Entre os antioxidantes, os mais promissores são os ácidos amargos e os polifenóis. Entre esses, o que mais chama atenção é o xanthohumol, presente apenas no lúpulo. As pesquisas em células animais apresentaram resultados que chamaram atenção.
A administração do antioxidante em células de camundongos reduziu os níveis de glicose e os danos do colesterol ruim. Ele também atua contra células cancerígenas, principalmente as que causam tumores no cólon, pulmão, tireoide e ovário.
Outra atuação do xanthohumol é com as doenças inflamatórias intestinais, incluindo a doença de Crohn. O corpo não elimina o composto pela urina, mas sim o mistura com a bile no trato digestivo antes de eliminá-lo nas fezes.
Beber cerveja é suficiente para aproveitar os benefícios?
Os benefícios do antioxidante não são adquiridos apenas com grandes quantidades da bebida . Mesmo as cervejas com maiores quantidades de lúpulo contêm apenas de quatro a cinco miligramas de xanthohumol.
Segundo uma notícia do portal GazetaSP, alguns produtores estão testando formas de cultivar o lúpulo com níveis mais altos de polifenóis. Já os fabricantes estão tentando manter esses produtos até o produto final.
Na contramão da indústria do álcool, muitas lojas naturais já estão comercializando suplementos com xanthohumol.