Estão nos esfolando até nessa hora: Ipem flagra erro na medida de papel higiênico 

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 22 de agosto de 2021 às 19:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Durante a operação “De Olho no Rolo” 66% dos produtos analisados, das linhas doméstica e institucional, apresentaram irregularidades 

Fiscal confere a metragem do rolo de papel higiênico em amostras colhidas aleatoriamente

Fiscais do Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), órgão delegado do Inmetro, analisaram as medidas – largura e comprimento – de diversas marcas de papel higiênico.

Foram fiscalizadas as linhas doméstica, utilizados em residências, e institucional, os utilizados em ambientes de alto fluxo como banheiros públicos, vestiários, indústrias, hospitais e clínicas.

O objetivo foi verificar se a indicação apresentada pelo fabricante na embalagem está correta.

Durante a ação, realizada em 19 de agosto, no laboratório do Ipem-SP na capital, foram verificados três produtos, sendo dois da linha doméstica e um da linha institucional.

Dos 3 produtos analisados, 2 (66%) apresentaram irregularidades. Sendo um da linha institucional e um da linha doméstica.

Confira a tabela, acessando aqui. 

As empresas autuadas têm dez dias para apresentar defesa ao órgão. De acordo com a lei federal 9.933/99, as multas podem chegar a R$ 1,5 milhão.  

Operações anteriores 

Durante a operação “De Olho no Rolo”, realizada em 5 de agosto, no laboratório do Ipem-SP na capital, foram verificados três produtos de uso doméstico.

Deste total, três (100%) foram aprovados. Confira a tabela, acessando aqui.

Em 29 de julho, no laboratório do Ipem-SP na capital, foram verificados seis produtos de uso institucional, durante a operação “De Olho no Rolo”.

Deste total, seis (100%) estavam irregulares, com autuação dos fabricantes. Confira a tabela com as irregularidades, acessando aqui.


+ Economia