Estados Unidos seguem como o maior destino das exportações de calçados brasileiros

  • Roberto Pascoal
  • Publicado em 20 de maio de 2024 às 19:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Empresas brasileiras, inclusive francanas, buscam continuamente negócios com os EUA

O principal destino dos calçados brasileiros no exterior segue sendo os Estados Unidos.

Nos quatro primeiros meses do ano, a indústria nacional embarcou para lá 3,47 milhões de pares, que geraram US$ 71,9 milhões.

Mesmo com as quedas de 9,7% em volume e de 4,3% em receita na relação com o mesmo ínterim de 2023.

Mais caro

A boa notícia é de que o preço médio do produto embarcado para os Estados Unidos teve um aumento de 6% no período (para US$ 20,70) em relação ao ano passado, o que indica que a indústria está embarcando calçados com maior valor agregado para o varejo norte-americano.

Em grave crise  econômica, a Argentina segue sendo o segundo destino do calçado brasileiro no exterior.

Entre janeiro e abril, foram embarcados para o país vizinho três milhões de pares por US$ 62 milhões, quedas de 39,2% e de 24,9%, respectivamente, ante o mesmo intervalo de 2023.

A boa notícia, assim como aconteceu com o produto embarcado para os Estados Unidos, é o aumento do preço médio do calçado, de 23,5% (para US$ 20,52).

Espanha

No terceiro posto entre os destinos do produto verde-amarelo no exterior aparece a Espanha.

No período, os espanhóis importaram 5,55 milhões de pares brasileiros por US$ 14,2 milhões, quedas de 26,2% e 25,8%, respectivamente, ante o mesmo período de 2023.


+ Economia