Você compra muito no cartão de crédito? Veja o estrago que isso pode causar no bolso

  • Roberto Pascoal
  • Publicado em 1 de fevereiro de 2024 às 13:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Economistas aconselham a evitar o uso indiscriminado dos cartões

Ao menos 77% dos lares brasileiros têm pessoas com dívidas e 30% desse universo estão com alguma dívida atrasada. A parcela de pessoas que têm como fonte de dívida especialmente o cartão de crédito aumentou e a maior parte dos endividados têm consciência de que falhas no planejamento financeiro originaram os débitos em atraso.

Mas o otimismo em relação à saída da inadimplência cresceu. Essas são algumas das conclusões do estudo “Raio X da Inadimplência Brasileira”, divulgado pela MFM Tecnologia e o Instituto Locomotiva.

A pesquisa anual, que revela a situação e o comportamento dos brasileiro inadimplentes, incluiu neste ano perguntas sobre o programa Desenrola Brasil, lançado pelo governo federal para renegociar dívidas. Ele recebeu o apoio da maioria das pessoas, mas o grau de conhecimento pleno das regras ainda é baixo.

Segundo o estudo, tem aumentado a parcela de pessoas que dizem ter como fonte principal de dívida o cartão de crédito. Essa fatia subiu de 49% em 2021 para 56% no ano passado e alcançou 60% em 2023.

Já os que citam como principais as dívidas de empréstimos e financiamentos com bancos e financeiras tinham caído de 45% para 40% entre 2021 e 2022, mas voltaram a crescer, para 43% em 2023.

Foram citados ainda neste ano contas de águas e luz (17% das respostas) e boletos de impostos, como IPTU e IPVA (15%), entrou outros.

Sobre os principais motivos para a inadimplência percebidos pelos brasileiros, a falta de planejamento das finanças pessoais (36%), a perda do emprego (31%) e gastos imprevistos com saúde (30%) apareceram entre os mais lembrados.

Otimismo

A pesquisa também mostrou que cresceu o otimismo em relação à saída da inadimplência. Neste ano, 39% dos brasileiros inadimplentes disseram ter certeza de que conseguirão pagar suas dívidas – em 2022 esse percentual era de apenas 25%

Economizar foi citada como a principal forma por meio da qual os endividados consideram que conseguirão pagar as contas, mas cresceu a parcela dos que disseram já ter se estabilizado financeiramente.

Fonte: Infomoney


+ Economia