Mais essa agora: Saiba como se proteger do golpe do IPVA!

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 14 de janeiro de 2023 às 07:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Um dos métodos do golpe do IPVA 2023 é enviar aos contribuintes boletos falsos, dizendo que são para pagamento da taxa, seja por e-mail, SMS ou correio

Muitos criminosos se aproveitam das contas do começo do ano, incluindo IPVA, para enganar motoristas

 

Um novo ano chegou, mais uma vez, acompanhado do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

É também durante a temporada de impostos que muitos criminosos tentam enganar os motoristas, por isso é importante ficar atento aos possíveis golpes e tomar medidas de segurança.

Um dos métodos do golpe do IPVA 2023 é enviar aos contribuintes boletos falsos, dizendo que são para pagamento da taxa, seja por e-mail, SMS ou correio.

Logotipos e informações de órgãos oficiais são usadas para ludibriar os motoristas.

De acordo com a Zapay, startup de tecnologia para facilitar a vida de quem tem carro, os criminosos também ligam para as vítimas fingindo ser funcionários do Detran e dizendo que o IPVA 2023 está atrasado.

A vítima acaba passando informações pessoais ou financeiras, ou mesmo mandando dinheiro.

“Se você suspeitar de qualquer coisa, não envie dinheiro ou forneça informações pessoais e, em vez disso, entre em contato com o departamento de trânsito ou o governo local para verificar a veracidade da solicitação”, explicou Victor Mahon, CBO e sócio da Zapay.

Jamais forneça o número do cartão de crédito, senha de conta bancária e informações pessoais ou financeiras a menos que possa confirmar a legitimidade do contato.

Também é importante evitar em clicar em links que remetam a páginas falsas dos sites oficiais. O ideal é digitar o endereço do Detran ou buscar no navegador o site desejado, orienta a Zapay.

Os boletos do IPVA são emitidos através dos sites da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) ou Detran local. O pagamento pode ser feito de uma vez ou em parcelas, a critério do contribuinte.

*Informações TecMundo


+ Segurança