Gaeco de Franca faz operação contra secretários de Ribeirão Corrente e empresários

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 3 de abril de 2024 às 11:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A operação foi batizada de “APÁTE” pois, na mitologia grega, esta era um espírito que personificava o engano, o dolo e a fraude.

O GAECO deflagrou na manhã desta quarta-feira, dia 3 de abril de 2024, com o apoio da Polícia Militar do Estado de São Paulo, a Operação “Apáte”.

O objetivo da operação consiste no cumprimento de 09 mandados de busca e apreensão envolvendo secretários municipais da cidade de Ribeirão Corrente, bem como empresários e respectivas empresas.

O GAECO investiga possível organização criminosa composta por servidores públicos municipais de Ribeirão Corrente, cidade vizinha a Franca, e empresários do setor de obras.

Compadrio

Segundo levantamentos realizados durantes as investigações, contratos de obras públicas municipais eram vencidos por empresas ligadas direta ou indiretamente a alguns servidores públicos municipais, sendo que, parte do dinheiro oriundo de tais contratos seriam repartidos entre os agentes públicos e empresários, inclusive com a utilização de laranjas.

Também nesta data foi implementada a ordem judicial de sequestro de bens móveis e imóveis até o montante de R$ 8.931.213,85, valor este correspondente aos contratos investigados, justamente visando o ressarcimento do erário.

Os servidores públicos e empresários estão sendo investigados pelos delitos de integrar organização criminosa, lavagem de dinheiro, desvio de renda pública e fraudes licitatórias.

A operação foi batizada de “APÁTE” pois, na mitologia grega, esta era um espírito que personificava o engano, o dolo e a fraude.


+ Política