Polícia descobre fraude de troca de rótulo de cerveja barata pelas mais conhecidas

  • Robson Leite
  • Publicado em 15 de março de 2024 às 11:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Com as fraudes no mercado, o bebedor que não conhecer o sabor característico de sua cerveja preferida ainda pode acordar com ressaca

Agora, até para beber cerveja será preciso aprimorar o paladar. Os bandidos estão conseguindo as piores cervejas e trocando seus rótulos, vendendo-as como cerveja de primeira qualidade. Quem não conhece o paladar de sua cerveja preferida ainda pode acordar com ressaca.

A Polícia Militar prendeu 14 pessoas pela falsificação de cervejas em Sorocaba, no interior de São Paulo.

Nos endereços onde ocorreram as buscas, os agentes encontraram um total de 510 caixas da bebida alcóolica. Segundo a PM, os autores do crime confessaram que compravam bebidas mais baratas e substituíam por rótulos de marcas mais caras e conhecidas no mercado.

Denúncias

As denúncias foram recebidas pela Associação Brasileira de Combate à Falsificação (ABCF) e enviadas à polícia pela organização.

De acordo com a ABCF, as substituições eram feitas em barracões sem nenhuma higiene, onde acontecia, inclusive, a contaminação do produto. Desde janeiro de 2024, 15 fábricas foram denunciadas pela associação pela falsificação de cervejas.

Os presos, que tinham entre 18 a 38 anos, foram conduzidos ao 4° e ao 6º Distrito Policial e permaneceram à disposição da Justiça, informou a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo. Eles foram detidos por crimes contra relações de consumo e organização criminosa.

Associação atribuí às falsificações à extinção de órgão de fiscalização

Segundo um estudo produzido pela ABCF, a sonegação no setor de bebidas aumentou 292% de 2016 a 2022, com crescimento acentuado da falsificação e do contrabando dos produtos neste período.

A associação afirma que o fim do Sistema de Controle de Produção de Bebidas (Sicobe), em 2016, abriu espaço para o crescimento “exponencial” do mercado ilegal no setor.

Segundo notícia da CNN Brasil, a ABCF defendeu a volta “imediata da rastreabilidade no setor de bebidas a fim de combater a sonegação, falsificação, contrabando de maneira efetiva e de aumentar exponencialmente a arrecadação do setor, gerando um ambiente mais leal de concorrência para as empresas que trabalham dentro da legalidade”.


+ Segurança