Já ouviu falar da vitamina K? Um dos principais benefícios é para o coração!

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 14 de agosto de 2021 às 12:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Risco de desenvolver doenças cardiovasculares podem ser reduzidos em mais de 30% com o consumo de alimentos ricos em vitamina K

Risco de doenças cardiovasculares pode ser reduzido com o consumo de alimentos ricos em vitamina K

 

Um estudo da Edith Cowan University sugere que comer alimentos ricos em vitamina K pode reduzir o risco de doenças cardíacas causadas pela aterosclerose – acúmulo de placas nas paredes das artérias.

Os alimentos ricos em vitamina K incluem vegetais como couve, acelga, espinafres, nabo, brócolos, couve de bruxelas, couve-flor, repolho, ovos, peixe, entre outros.

Como explica a Eat This, Not That!, depois de examinarem os dados de mais de 50 mil pessoas que participaram do Estudo Dinamarquês sobre Dieta, Câncer e Saúde durante um período de 23 anos, os pesquisadores exploraram o impacto dos alimentos ricos em vitamina K na redução do risco de aterosclerose.

Aqueles com maior ingestão de vitamina K1 – que é encontrada principalmente em vegetais de folhas verdes e óleos vegetais – tinham 21% menos probabilidade de serem hospitalizados devido a doenças cardíacas causadas pela aterosclerose.

Aqueles que tinham taxas de consumo mais altas de vitamina K2 – encontrada em ovos, alimentos fermentados e carne – tinham 14% menos probabilidade de serem hospitalizados.

Mas não ficamos por aqui. Segundo os cientistas, uma maior ingestão de alimentos ricos em vitamina K levou a um risco menor de todos os tipos de doenças cardíacas causadas pela aterosclerose, especialmente doença arterial periférica em 34%.


+ Nutrição