Google revela óculos de realidade aumentada que traduz conversas em tempo real

  • Nene Sanches
  • Publicado em 13 de maio de 2022 às 19:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A ideia é que o óculos de realidade aumentada seja o mais simples possível, mostrando o real significado do idioma do falante em suas lentes

O Google I/O, conferência para desenvolvedores do Google, anunciou inúmeras novidades nesta quarta-feira (11), e o fim da apresentação revelou que a empresa está trabalhando em um óculos de realidade aumentada capaz de traduzir idiomas em tempo real com a ajuda do Google Tradutor.

Uma década após a estreia do Google Glass, a plataforma revelou uma nova tentativa no segmento, com um novo produto com visual mais convencional e que é capaz de exibir traduções de conversas em tempo real.

“Estamos trabalhando em tecnologia que nos permite quebrar as barreiras linguísticas, levando anos de pesquisa no Google Tradutor e trazendo isso para os óculos”, disse Eddie Chung, diretor de gerenciamento de produtos do Google, chamando o recurso de “legendas para o mundo.”

Cautela

A revelação dos novos óculos reflete a crescente cautela da empresa. Quando o Google Glass foi demonstrado na conferência da empresa para desenvolvedores em 2012, paraquedistas o usaram para transmitir ao vivo um salto em um prédio de São Francisco, com a empresa obtendo autorização especial para a façanha.

Desta vez, o Google mostrou apenas um vídeo do protótipo, que exibiu traduções para conversas envolvendo inglês, mandarim, espanhol e linguagem de sinais americana.

Segundo Sundar Pichai, CEO do Google, a finalidade do óculos é ser um dispositivo em que as pessoas possam ver a transcrição de outros idiomas diretamente no seu campo de visão.

Aparentemente a ideia é que o óculos de realidade aumenta seja o mais simples possível: mostrando o real significado do idioma do falante em suas lentes.

A empresa não especificou uma data de lançamento ou confirmou imediatamente que o dispositivo não tinha uma câmera incorporada.


+ Tecnologia