Geadas trazem prejuízo aos produtores de Franca, que pedem socorro para não quebrar

  • Marcia Souza
  • Publicado em 27 de julho de 2021 às 18:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Primeira geada, mais fraca, atingiu de 1,5 mil a 1,8 mil hectares de café, além de outras culturas; Daniel Bassi pede ajuda a produtores ao Município, Estado e União

Primeira geada, mais fraca, atingiu de 1,5 mil a 1,8 mil hectares de café, além de outras culturas; Daniel Bassi pede ajuda ao município, Estado e União

As duas recentes geadas deixaram marcas profundas na zona rural de Franca. Em duas semanas, foram duas geadas rigorosas, que queimaram grande parte da produção agrícola e ocasionou prejuízos incalculáveis.

Sem ter como tomar medidas para evitar a quebra de produção, por se tratar de um fenômeno da natureza, causado pela queda brusca de temperatura, os produtores rurais de Franca decidiram pedir socorro ao poder público para não quebrarem.

O presidente do Sindicato Rural de Franca, José Henrique Mendonça, solicitou a intervenção do Poder Legislativo junto ao prefeito Alexandre Ferreira para socorrer os produtores que tiveram prejuízo.

Ajuda política

Mendonça procurou o vereador Daniel Bassi, que neste terça-feira oficiou Ferreira pedindo providências.

“O José Henrique pede que o município estude a possibilidade de decretar estado de calamidade em razão das perdas dos produtores rurais, que são muito relevantes. Com isso, eles poderão pleitear recursos junto ao Estado e à União para reconstruir o que foi perdido”, afirmou Bassi.

José Henrique afirmou que na região cafeeira da Alta Mogiana, que abrange sete municípios do sudoeste de Minas Gerais e 15 paulistas, a quebra na safra de 2022 poderá chegar a 35% devido às condições climáticas adversas.

“Já prevíamos uma perda de 25% em função da seca e agora, com as geadas, podemos ter até 10% a mais de quebra”, disse o presidente do Sindicato Rural de Franca.

Café queimado

Para se ter ideia da abrangência dos eventos naturais, a primeira geada, mais fraca, havia atingido de 1,5 mil a 1,8 mil hectares de café, causando a queima das folhas e danos superficiais. A segunda, mais rigorosa, deixou a perda ainda mais relevante.

Outros produtores rurais de Franca e das cidades vizinhas também perderam suas produções em grande proporção. São os casos de culturas como banana, cana e milho, entre outras.

Ajuda dos deputados

Daniel Bassi oficiou o prefeito da demanda do Sindicato Rural e também vai solicitar apoio aos deputados estadual, Roberto Engler, e federal, Arnaldo Jardim.

“O deputado Arnaldo tem forte atuação no setor agropecuário e vai intervir, com certeza. O deputado Engler também é um apoiador da causa rural. Vou procurar todos os caminhos possíveis para auxiliar os produtores, pois eles geram riquezas para Franca e Região e também incontáveis empregos”, afirmou.

Arnaldo Jardim disse, nesta terça-feira, que já foi notificado por Bassi e que vai trabalhar para ajudar os produtores.

“O setor agrícola precisa ser visto com carinho por ser uma fonte de riquezas para Franca, para a região, para o Estado e o país. Estamos alinhados com os produtores e vamos fazer todo o possível”, afirmou.

Bassi disse que agendará uma reunião com o prefeito Alexandre Ferreira para discutir a questão no âmbito municipal e procurar caminhos para ajudar os produtores rurais.

O que é a geada?

Geada é um fenômeno da natureza que ocorre quando se formam camadas finas de gelo sobre as plantas ou outras superfícies lisas, como vidros de janelas.

Os períodos mais comuns de ocorrência são o inverno ou o outono, quando as temperaturas estão mais baixas.

Para esta semana, segundo o Inmet, a previsão é de novas quedas de temperatura e possibilidade de mais geadas no Sul do país e algumas regiões do Sudeste.


+ Política