Franca sobe 20 posições e alcança 46ª colocação entre 411 municípios brasileiros

  • Robson Leite
  • Publicado em 25 de novembro de 2021 às 17:30
  • Modificado em 25 de novembro de 2021 às 17:55
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A cidade de Franca é grande destaque nacional nos pilares de Saneamento, conquistando a 4ª posição, e Telecomunicações com 1ª posição.

Franca alcançou o primeiro lugar no ranking de telecomunicações

A cidade de Franca subiu 20 posições em comparação ao ano passado e alcançou a 46ª posição na colocação nacional da 2ª edição do Ranking de Competitividade dos Municípios.

O Ranking tem o objetivo de mostrar como a competição no setor público é um elemento fundamental para desenvolvimento institucional, econômico e social dos municípios.

A realização do levantamento é da Gove, plataforma de inteligência que aumenta a eficiência das finanças municipais em parceria com o Centro de Liderança Pública (CLP).

De acordo com o cofundador da Gove, Rodolfo Fiori, o mapeamento permite que gestores públicos municipais e outros atores da sociedade civil identifiquem áreas de oportunidade de melhoria na competitividade dos municípios em que estão localizados.

Diagnóstico

“É importante que os prefeitos tenham o diagnóstico como uma ferramenta de auxílio no entendimento e ação para avanço da competitividade local”, explica.

Segundo Rodolfo Fiori, somente desta forma os gestores públicos municipais poderão criar melhores condições para o desenvolvimento e, consequentemente, a qualidade de vida das pessoas que ali residem.

O estudo foi realizado em 411 municípios com população acima de 80 mil habitantes. Eles foram avaliados a partir de 65 indicadores, distribuídos em 13 pilares temáticos e 3 dimensões divididas entre Instituições, Sociedade e Economia.

Os pilares são: Sustentabilidade Fiscal, Funcionamento da Máquina Pública, Acesso à Saúde, Qualidade da Saúde, Acesso à Educação, Qualidade da Educação, Segurança, Saneamento, Meio Ambiente, Inserção Econômica, Inovação e Dinamismo Econômico, Capital Humano e Telecomunicações.

Primeira posição

Franca obteve a 1ª posição nos indicadores de Desnutrição na infância, Cobertura do abastecimento de água, Destinação do lixo, Desmatamento ilegal, Velocidade do desmatamento ilegal e Acessos de telefonia móvel – 4G.

Além disso, o município obteve 13ª colocação no indicador Mortalidade de jovens por razões de segurança, 17ª em IDEB – Ensino fundamental anos iniciais, 14ª em IDEB – Ensino fundamental anos finais e 7ª em Acessos de telefonia móvel.

A cidade de Franca é grande destaque nacional nos pilares de Saneamento, conquistando a 4ª posição, e Telecomunicações com 1ª posição.

“Nesta 2ª edição do Ranking os servidores terão à disposição um amplo mapeamento dos desafios, direcionando, de forma mais precisa, metodologias para planejar, priorizar e executar políticas públicas sustentáveis, sobretudo com o novo recorte das nossas camadas ESG e ODS”, diz Tadeu Barros, diretor geral do CLP.

Políticas públicas

Na outra ponta, além de atrair novas empresas, também é uma ferramenta para cidadãos avaliarem e cobrarem de forma eficiente o desempenho dos formuladores de políticas públicas.

“O estudo também é importante para que os cidadãos cobrem de forma assertiva e participativa os líderes das suas respectivas cidades, além de valorizar casos de sucesso e aplicar boas iniciativas de outras localidades”, finaliza Fiori.

Para conferir todas as informações sobre as cidades avaliadas no Ranking de Competitividade dos Municípios, acesse o link.

Sobre a Gove

Com sua Plataforma de Inteligência lançada em 2018, a Gove é uma govtech que trabalha para transformar o jeito que gestores públicos municipais tomam suas decisões diárias e, também, aumentar a eficiência das finanças públicas.

A empresa existe para que gestores públicos municipais tomem 100% de suas decisões utilizando dados, evidências e tecnologia.

A Plataforma Gove facilita o dia a dia dos gestores das finanças públicas nas cidades brasileiras através da automação de análises estratégicas necessárias para gestão financeira municipal e, também, identifica e apoia na correção de ineficiências nas receitas e despesas municipais.


+ Cidades