Estudo comprova que mingau de aveia contribui para prolongar a vida

  • Entre linhas
  • Publicado em 12 de janeiro de 2017 às 10:28
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:05
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Pesquisa comprova que alimento é capaz de fortalecer a saúde e prevenir doenças, especialmente do coração

O mingau de aveia da vovó está com tudo. Isso mesmo! Se você já gostava de mingau de aveia, eis mais um excelente motivo para continuar consumindo o prato: ele pode prolongar sua vida e deixar seu corpo mais saudável. É o que prova um estudo da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, que demorou mais de 14 anos para ser concluído e mostrou que o alimento é capaz de fortalecer a saúde e prevenir doenças, especialmente do coração.

Apesar de os grãos integrais sempre terem sido tidos como benéficos à saúde, pela primeira vez um estudo avaliou o impacto que eles exercem em longo prazo. Isto porque os pesquisadores acompanharam mais de 100 mil pessoas por mais de 14 anos, monitorando suas dietas e estado de saúde. Todos estavam saudáveis em 1984, quando a pesquisa começou. Em 2010, 26 mil haviam morrido. No entanto, aqueles que comeram mais grãos integrais, como mingau de aveia, arroz integral, milho e quinoa, mostraram-se mais protegidos contra inúmeras doenças, particularmente as do coração. É que os cientistas descobriram que para cada porção de 28g de grãos integrais consumidos por dia – o equivalente a um pote pequeno de mingau -, o risco de todas as mortes foi reduzido em 5%, e o de doenças do coração, em 9%. “Estas descobertas reforçam as diretrizes alimentares atuais que recomendam o aumento do consumo de grãos integrais”, diz a nutricionista Ana Paula Lima.

Os benefícios

Rica em minerais como cálcio e ferro, vitaminas do complexo B e E, proteínas e fibras, a aveia ainda melhora o funcionamento intestinal, facilita a digestão, controla a pressão arterial, diminui colesterol ruim e controla quantidade de açúcar no sangue. Mas para que ela tenha todos esses efeitos positivos é preciso consumir da maneira correta. “Recomenda-se a ingestão de 30 gramas de aveia por dia, ou seja, três colheres de sopa. Além disso, é indicado tomar de cinco a seis copos de água por dia, senão ela causará efeito contrário, que é a constipação – prisão de ventre”, orienta.

Por seus benefícios incontestáveis à saúde e comprovada atuação no combate a doenças como hipertensão e até diabetes do tipo 2, o grão foi classificado como funcional pela Food and Drugs Administration – FDA, órgão governamental dos Estados Unidos responsável pelo controle dos alimentos. O segredo da aveia está na fibra alimentar solúvel conhecida como betaglicano – B-glicano -, que além de diminuir os níveis de colesterol no sangue, previne doenças do coração. “A aveia sequestra o colesterol do intestino e aumenta a secreção nas fezes”, observa Ana Paula, acrescentando que o cereal melhora o equilíbrio dos micro-organismos presentes no intestino. “A aveia vai servir de alimento para as cerca de mil espécies de micro-organismos que vivem no intestino. O produto da fermentação são substâncias que diminuem a possibilidade de incidência de câncer no intestino grosso”, diz.

Com tantos benefícios, não há desculpa para não consumir a aveia. Por isso, para quem não gosta do prato pode usufruir dos benefícios do grão, acrescentando-o em frutas, sucos ou vitaminas e ainda em receitas como tortas, quiches, pães e almôndegas.