Estado suspende chamamento do hospital de Franca; veja aqui o que pode acontecer

  • Marcia Souza
  • Publicado em 12 de novembro de 2025 às 15:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Presidente da Câmara, Daniel Bassi, reforça compromisso com a inauguração Hospital Público e afirma que republicação do edital será em breve

O presidente da Câmara Municipal de Franca, vereador Daniel Bassi, reafirmou nesta terça-feira (11) seu compromisso em continuar trabalhando pela efetiva inauguração do Hospital Público Estadual (HPE), da cidade.

O pronunciamento do parlamentar veio em resposta à publicação no Diário Oficial do Estado, na edição desta terça-feira, que suspendeu, liminarmente, por determinação do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, a contratação da Organização Social de Saúde (OSS) responsável pela gestão da unidade.

Segundo Bassi, a suspensão foi motivada por uma representação interposta por um advogado que possivelmente representa uma das OSS participantes do chamamento público. A medida questiona aspectos técnicos do edital.

“Obviamente não é o queremos, mas faz parte de um processo de chamamento de grande porte como esse, que envolve recursos na ordem de quase R$ 60 milhões”.

Mesmo diante do impasse, o presidente da Câmara de Franca destacou que não medirá esforços para garantir que o hospital entre em funcionamento e passe a atender a população francana.

“Temos o compromisso de trabalhar em prol do hospital até que ele esteja funcionando e atendendo as pessoas. Não chegamos até aqui para desistir”, afirmou Bassi.

Processo seguirá

O vereador também informou que já fez contato com o secretário de Governo do Estado, Gilberto Kassab, e com o vice-governador, Felício Ramuth, junto com a empresária e coordenadora regional do PSD, Flávia Lancha. Eles receberam a informação de que o edital será republicado em breve com as devidos correções.

“Estamos dialogando com o governo estadual para entender os próximos passos e colaborar na construção de uma solução rápida. O que a população precisa é de um hospital aberto e funcionando”, ressaltou.

Bassi lembrou que a luta pelo HPE é antiga e tem sido uma das principais bandeiras de seu mandato.

“Não é o primeiro revés desde que começamos a trabalhar pelo hospital público há mais de cinco anos, e talvez não seja o último. Mas isso não muda nossa vontade de ver as portas abertas à população. A batalha pelo que é certo é uma opção. Desistir, não”, concluiu.

O presidente da Câmara garantiu ainda que continuará informando a população sobre cada avanço e novidade no processo. “Seguimos com toda a disposição por esse importante objetivo. O hospital está pronto! Vamos buscar todas as vias políticas e institucionais possíveis para que esse sonho se torne uma realidade em Franca”, completou Bassi.


+ Cotidiano