Entenda por que o Mercado Livre cria pontos físicos de retirada e troca de produtos

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 13 de agosto de 2021 às 10:00
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Em vez de lojas físicas, o Mercado Livre faz parcerias com pequenos comércios, como padarias e papelarias, para que atuem como pontos de retirada.

Para acompanhar Magazine Luiza e Via, o Mercado Livre está criando pontos de entrega das mercadorias

O Mercado Livre está ampliando a rede de pontos de retirada de mercadorias vendidas pelo marketplace. Hoje, já são 3.000 locais para retirada de produtos em todo o Brasil.

O que muda com isso? Antes, a empresa só oferecia aos clientes a possibilidade de receber os pacotes em casa. Agora, ele mesmo pode ir buscar suas encomendas.

Não é estranho investir em pontos físicos?

Não. Essa estratégia permite que a empresa atue com a omnicanalidade (integração entre o mundo físico e o digital) sem precisar abrir lojas físicas próprias, como as que têm Magazine Luiza e Via.

Em vez de lojas físicas, o Mercado Livre faz parcerias com pequenos comércios, como padarias e papelarias, para que atuem como pontos de retirada.

A empresa vai acabar com a entrega na casa do cliente?

Também não. O objetivo é dar ao cliente a possibilidade dele mesmo retirar a mercadoria, como o sistema de ‘clique e retire’ oferecido pela concorrência.

“Acreditamos que a entrega em casa é vencedora. Mas a retirada atende uma parcela que vê conveniência nesse modelo”, disse Leandro Bassoi, VP de logística do Mercado Livre para a América Latina, em declaração à jornalista Fabiana Futema, do portal 6 Minutos.

Segundo ele, os pontos de retirada também ajudam a incorporar os produtos vendidos no marketplace à rede logística do Mercado Livre. “Ajuda muito na malha logística. Ajuda a colocar o pacote dos vendedores na malha de entrega.”

No futuro, o Mercado Livre permitirá que os pontos de retirada também sirvam para consumidores trocarem ou devolverem produtos.


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