compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Em vez de lojas físicas, o Mercado Livre faz parcerias com pequenos comércios, como padarias e papelarias, para que atuem como pontos de retirada.
Para acompanhar Magazine Luiza e Via, o Mercado Livre está criando pontos de entrega das mercadorias
O Mercado Livre está ampliando a rede de pontos de retirada de mercadorias vendidas pelo marketplace. Hoje, já são 3.000 locais para retirada de produtos em todo o Brasil.
O que muda com isso? Antes, a empresa só oferecia aos clientes a possibilidade de receber os pacotes em casa. Agora, ele mesmo pode ir buscar suas encomendas.
Não é estranho investir em pontos físicos?
Não. Essa estratégia permite que a empresa atue com a omnicanalidade (integração entre o mundo físico e o digital) sem precisar abrir lojas físicas próprias, como as que têm Magazine Luiza e Via.
Em vez de lojas físicas, o Mercado Livre faz parcerias com pequenos comércios, como padarias e papelarias, para que atuem como pontos de retirada.
A empresa vai acabar com a entrega na casa do cliente?
Também não. O objetivo é dar ao cliente a possibilidade dele mesmo retirar a mercadoria, como o sistema de ‘clique e retire’ oferecido pela concorrência.
“Acreditamos que a entrega em casa é vencedora. Mas a retirada atende uma parcela que vê conveniência nesse modelo”, disse Leandro Bassoi, VP de logística do Mercado Livre para a América Latina, em declaração à jornalista Fabiana Futema, do portal 6 Minutos.
Segundo ele, os pontos de retirada também ajudam a incorporar os produtos vendidos no marketplace à rede logística do Mercado Livre. “Ajuda muito na malha logística. Ajuda a colocar o pacote dos vendedores na malha de entrega.”
No futuro, o Mercado Livre permitirá que os pontos de retirada também sirvam para consumidores trocarem ou devolverem produtos.