Entenda por que fevereiro é o único mês do ano que tem 28 (ou 29) dias

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 1 de fevereiro de 2025 às 12:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Os 29 dias de fevereiro foram integrados ao calendário juliano em 45 a.C. O ano bissexto tenta corrigir uma imprecisão astronômica sutil

A história do mês de fevereiro começou na Roma Antiga – foto Calendarena

 

A história começa na Roma Antiga. Rômulo, o primeiro rei romano, criou um calendário para organizar eventos sociais. Baseado nos ciclos lunares, ele contava com 10 meses, cuja duração alternava entre 30 ou 31 dias.

Mas tinha um problema: o tal calendário, de 304 dias, não acompanhava com precisão o ano lunar – que, arredondando, tem 355 dias.

Para corrigir a falha, seu sucessor, Numa Pompílio, tirou um dia dos meses de 30 dias e adicionou dois novos meses ao final.

Como números pares eram sinônimo de azar para os romanos, todo mês tinha 29 ou 31 dias. Mas, para chegar à conta de 355 dias, um dos meses tinha que terminar em um número par. Fevereiro foi o escolhido para ser o mês azarado, com 28 dias.

Quando Júlio César se tornou imperador, ele reformou o calendário, adotando o modelo egípcio, que considera os anos solares – o tempo que a Terra leva para dar uma volta em torno do Sol.

Fevereiro seguiu sendo o mês do azar, com os 28 dias de sempre.

Os 29 dias de fevereiro foram integrados ao calendário juliano em 45 a.C. O ano bissexto tenta corrigir uma imprecisão astronômica sutil: a Terra demora, na verdade, 365 dias, 5 horas e 48 minutos para dar a volta em torno do Sol. A ideia é compensar essas quase seis horas a mais com um novo dia a cada 4 anos.

*Informações Galileu


+ Curiosidades