Empresas de calçados paulistas geram 5,4 mil vagas de empregos no primeiro semestre

  • Roberto Pascoal
  • Publicado em 7 de agosto de 2022 às 18:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Estado de São Paulo ocupa o quarto lugar entre os maiores geradores de emprego na indústria calçadista

Emprego

Estado de São Paulo ocupa o quarto lugar entre os maiores geradores de emprego na indústria calçadista

Os dados oficiais apontam para uma relevante geração de empregos no primeiro semestre pela indústria calçadista brasileira.

A indústria gaúcha segue na liderança em produção e geração de empregos. São Paulo continua na quarta colocação, mas conseguiu gerar milhares de vagas de trabalho de janeiro a junho deste ano.

Respondendo por 28% do total de empregos na atividade e sendo a principal empregadora da Indústria de Transformação do Estado, a indústria calçadista do Rio Grande do Sul vem em crescimento.

Conforme os dados elaborados pela Abicalçados, entre janeiro e junho, o setor calçadista gaúcho criou 7,2 mil vagas, encerrando o mês passado com 83 mil pessoas empregadas na atividade, 15,7% mais do que no mesmo período de 2021.

Ceará

Segundo estado que mais emprega na indústria calçadista, o Ceará gerou 3,63 mil postos no primeiro semestre, encerrando junho com 65 mil pessoas trabalhando na atividade, 13,3% mais do que no mesmo mês do ano passado.

Assim como no Rio Grande do Sul, a indústria calçadista é a maior empregadora da Indústria de Transformação no Estado.

Bahia

O terceiro estado que mais emprega no setor é a Bahia, que também possui na atividade a principal empregadora da Indústria de Transformação no Estado.

No primeiro semestre, as fábricas baianas geraram mais de 5 mil postos, encerrando junho com 40,8 mil pessoas empregadas na atividade, 29,6% mais do que em junho de 2021.

São Paulo

Com crescimento de 28,7% no estoque de emprego em relação ao ano passado, São Paulo é o quarto maior empregador do setor calçadista nacional.

No primeiro semestre, as fábricas paulistas geraram 5,4 mil vagas, encerrando o mês de junho com estoque de 34,25 mil empregos no setor.


+ Economia