Dia A em Franca: Escolas estaduais organizam ações para promover a alfabetização

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 12 de novembro de 2025 às 18:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Na região de Franca, 19 escolas estaduais têm 1.500 alunos matriculados no 2º ano do Ensino Fundamental, diz o Estado

Unidades abrem as portas e mostram as práticas utilizadas para facilitar o aprendizado dos estudantes

Nesta quinta-feira (13), o Estado de São Paulo organiza o primeiro Dia A da Alfabetização. A data é mais uma iniciativa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) para promover a alfabetização de estudantes na idade correta, por meio do programa Alfabetiza Juntos SP.

A proposta do Estado é que as mais de 1.100 escolas estaduais com turmas de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, assim como as secretarias municipais, realizem atividades lúdicas e de preparação para as avaliações do final do ano, o Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) e a Avaliação da Fluência Leitora.

O programa Alfabetiza Juntos SP tem como uma das metas a preparação de escolas de anos iniciais do Ensino Fundamental, tanto estaduais quanto municipais, no cumprimento da meta Criança Alfabetizada, do Ministério da Educação (MEC), que prevê que 80% das crianças do 2º ano estejam alfabetizadas até 2030.

Região de Franca

Na região de Franca, 19 escolas estaduais têm 1.500 alunos matriculados no 2º ano do Ensino Fundamental. As ações do Dia A da Alfabetização também foram sugeridas às escolas municipais das cidades da região.

“Nós queremos que todas as crianças do estado de São Paulo tenham acesso à educação de qualidade, que todas as crianças participem das mesmas ações, que ninguém fique de fora. Então, por isso nós criamos o Dia A da Alfabetização, para que as escolas se mobilizem antes das avaliações mais importantes do ano”, conta Márcia Bernardes, diretora de cooperação com os municípios da Seduc-SP.

Datas das provas para as crianças 

Os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental farão o Saresp no dia 18 de novembro. Já a Avaliação da Fluência Leitora deve ser aplicada pelas escolas entre os dias 25 de novembro e 5 de dezembro.

O Saresp avalia o conhecimento em língua portuguesa e matemática no 2º ano do Ensino Fundamental, focando em habilidades de leitura, escrita e raciocínio matemático. As provas são elaboradas de acordo com o Currículo do Estado de São Paulo.

Já a Avaliação da Fluência Leitora é um teste padronizado aplicado pelo Governo do Estado de São Paulo para medir a capacidade dos alunos de ler com velocidade e precisão, identificando lacunas na alfabetização.

A avaliação utiliza um aplicativo para gravar a leitura de palavras, pseudopalavras e textos adequados à série escolar, fornecendo dados para que a Secretaria de Educação e os municípios planejem estratégias pedagógicas.

O que é o Alfabetiza Juntos SP

O Alfabetiza Juntos SP é um programa do Governo do Estado de São Paulo, em colaboração com os municípios, que visa garantir que todas as crianças sejam alfabetizadas na idade certa, ou seja, até o final do 2º ano do ensino fundamental.

Ele implementa estratégias como formação continuada para professores, apoio pedagógico e financeiro aos municípios, fornecimento de material didático, uso de tecnologia e avaliação para monitorar o desenvolvimento dos alunos.

Por meio do Alfabetiza Juntos SP, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo apoia escolas estaduais e municípios paulistas.

Para o cumprimento das metas de alfabetização, existem ações como:

Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo): adotada por 100% dos municípios paulistas;

Avaliação da Fluência Leitora, presente em 100% dos municípios;

Plataforma de leitura, já adotada em 510 municípios;

Formação de professores, presente em 636 municípios; e

Matific, plataforma para apoiar o aprendizado de matemática, que começou neste ano para 275 cidades


+ Cidades