Detran: Veja como funciona a liberação imediata de veículos recolhidos por infração

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 1 de fevereiro de 2026 às 09:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Desde o lançamento, o aplicativo LIVE, do Detran-SP, já liberou mais de 24 mil veículos em minutos; saiba como fazer

Mais rapidez, sem burocracia e transparência do começo ao fim. A Liberação Instantânea de Veículos (LIVE), do Detran-SP, já permitiu a liberação de 24.059 veículos desde o lançamento, em junho de 2025. Só em janeiro de 2026, foram cerca de  4.100 liberações, concluídas em poucos minutos, diretamente pelo portal.

A LIVE usa hiperautomação para integrar sistemas e eliminar etapas manuais. O resultado é um processo digital, rápido e confiável para o cidadão que precisa retirar o veículo apreendido por infrações de trânsito.

Como liberar veículos apreendidos

A ferramenta permite a liberação imediata de veículos por meio do portal do Detran-SP. Para utilizá-la, é necessário ter uma conta GOV.BR com selo prata ou ouro e, após o login, selecionar o veículo apreendido que se deseja liberar.

Na sequência, o usuário tem acesso a uma tela com informações do veículo:

Localização do pátio onde está recolhido;

Valor da taxa de liberação;

Eventuais multas pendentes de pagamento.

Taxa de liberação

As multas e a taxa de liberação, fixada em R$ 20,06, podem ser quitadas via Pix, com QR Code ou chave gerada pelo próprio sistema.

Com o serviço, o cidadão sabe exatamente o valor que deve ser pago, evitando cobranças indevidas. Os valores referentes ao pátio também são detalhados no ofício de liberação, conferindo maior transparência ao processo.

O rastreamento de débitos e restrições é possível pela integração da LIVE com diversas bases governamentais, como a da Receita Federal, a da plataforma GOV.BR e a do Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf).


+ Trânsito